Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 7 desportivos mais espetaculares do ano

ASTON MARTIN VALKYRIE A Aston Martin regressou aos supercarros com o Valkyrie, o seu primeiro híbrido, construído em associação com a Red Bull Technologies. A Cosworth fornece um 6.5 V12 aspirado, combinado com um motor elétrico para uma potência total 1130 cv, para um peso de apenas 1030 kg. A primeira unidade vai ser entregue em 2019.
BENTLEY CONTINENTAL GT O coupé de grande turismo da marca britânica ganha uma nova geração, inspirada no concept car Speed 6. O motor W12 de 6 litros é novo, semelhante ao doe Bentayga, agora com 635 cv, que lhe permite ultrapassar os 330 km/h com quatro pessoas a bordo.
DALLARA STRADALE Depois de décadas envolvida em desporto automóvel, a Dallara lançou o seu primeiro carro de estrada. A marca italiana já construía o chassis do Alfa Romeo 4C e do KTM X-BOW, que é reaproveitado para este modelo. Usa o motor 2.3 turbo do Ford Focus RS, agora com 400 cv, para um peso total de 855 kg, que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos.
DODGE CHALLENGER SRT DEMON A Fiat Chrysler Automotive ganha as "Pony Car Wars" com o Challenger Demon, que deixa os rivais Camaro e Mustang a comer pó. O motor 6.2 V8 tem 840 cv e pneus otimizados para corridas de dragster. A marca americana afirma que é capaz de bater o Bugatti Chiron no arranque dos 400 metros.
HENNESSEY VENOM F5 Toda a gente quer bater a velocidade máxima de um modelo da Bugatti. Com uma potência anunciada de 1450 cv, o Venom F5 poderá mesmo fazer isso, com a marca americana a revelar o objetivo de ultrapassar os 480 km/h.
MCLAREN 720S O novo superdesportivo da marca britânica é uma evolução em relação ao seu antecessor, o 650S. O motor V8 da Ricardo passa de 3,8 para 4 litros e tem agora um comportamento mais progressivo, mas também atinge os 340 km/h.
PORSCHE 911 GT2 RS Pela primeira vez, o Porsche 911 atinge a barreira dos 700 cv. Nada mau tendo em conta que o primeiro 911, em 1964, tinha só 130. O motor boxer turbo recebeu pequenas alterações para poder atingir este valor, mas também tem direito ao chassis desportivo PASM e à caixa de dupla embraiagem de série, para atingir os 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os automóveis desportivos continuam a ser tradicionais na procura por potência extrema com base em motores a gasolina, mas também beneficiam de desenvolvimento tecnológico, especialmente no chassis, de modo a oferecer o melhor comportamento dinâmico possível, e não apenas velocidade máxima superior.

Os sete modelos apresentados aqui representam várias filosofias para ser desportivo, mas todos eles mostram o que está a ser feito de mais avançado neste segmento exclusivo, onde velocidade e imagem nem sempre dependem da potência, mas também da redução de peso ou do luxo, para atrair a atenção não só dos seus clientes exclusivos, mas também daqueles que apenas podem imaginar-se, em sonho, ao volante de um carro deste.