O piloto finlandês era o segundo classificado da prova quando na 30ª volta rumou às boxes para a rotineira troca de pneus. Porém, um problema com a porca, que basicamente ficou redonda com as suas ranhuras destruídas pela pistola pneumática que o mecânico usou naquela roda, forçou o abandono de Bottas da prova monegasca.
Apesar dos melhores esforços da formação e até da ajuda das equipas rivais, como da Ferrari, que emprestou um martelo e uma serra, a roda permaneceu presa no carro, obrigando pois a que a mesma fosse trabalhada com uma máquina de precisão para voltar a criar as ranhuras destruídas na paragem das boxes.
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O diretor da equipa, Toto Wolff, ilibou o mecânico que operou a pistola pneumática na paragem nas boxes, chegando à conclusão que se tratou de um mau encaixe causado por um ângulo ligeiramente incorreto entre a pistola e a porca, com as ranhuras desta última a serem polidas pela violência da ferramenta.
Dessa forma, apenas em Brackley, com mais meios à disposição, é que a formação pôde refazer as ranhuras e assim, com algum esforço e criatividade, voltar a tirar a roda daquele que se tornou no ‘pit stop’ mais longo da história da modalidade, demorando quase dois dias – a operação terminou, mais concretamente, às 09h59 da manhã de terça-feira. O vídeo do momento foi partilhado nas redes sociais pela própria Mercedes-AMG, que pretende analisar o caso para que o mesmo não se repita.