A marca tecnológica revelou uma forma de controlar a alta tensão dos sistemas elétricos em caso de acidente grave, através de semicondutores que despoletam pequenas detonações dos cabos à bateria, de forma a cortar, de imediato, a passagem da corrente. Esses microchips especialmente projetados desativam os circuitos de potência do veículo em frações de segundo, permitindo dessa forma que as equipas de resgate trabalhem imediatamente.
Ou seja, nem mesmo o facto de os sistemas elétricos de nova geração terem como desenvolvimento voltagens de 400 a 800 volts constitui um risco para ocupantes e equipas de socorro em caso de acidente severo, uma vez que a atuação desses chips semicondutores garantem que a bateria de alta tensão é desconectada automaticamente.
De forma mais detalhada, esses dispositivos semicondutores fazem parte de um sistema de segurança pirotécnica, através de um piro fusível. Estes sistemas “explodem” secções inteiras da conexão do cabo à bateria de alta tensão através de cargas explosivas em miniatura, interrompendo de forma imediata e eficaz a circulação de energia.
De acordo com a Bosch, se, por exemplo, o sensor do airbag detetar um impacto, os pequenos dispositivos – com apenas dez milímetros e pesando apenas alguns gramas – acionam o piro fusível. Este processo desencadeia pequenas explosões que provocam uma rotura no cabo de alta tensão entre a unidade da bateria e o restante sistema eletrónico, cortando o fluxo de corrente. Elimina-se, dessa forma, o risco de choque elétrico ou de incêndio.
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