Falamos do Peugeot 205 Turbo 16, um de apenas 219 exemplares produzidos pela Peugeot para obter a homologação de Grupo B do Campeonato do Mundo de ralis na década de 80.
Desse número muito limitado, só 20 saíram das linhas de montagem pintados em branco pérola (em vez de cinzento Winchester), com as “cores de guerra” dos carros de competição; quatro já com proprietários previamente escolhidos: Jean Boillot, então Presidente da Peugeot e considerado o ‘pai’ do 205, André de Cortanze, diretor técnico da Peugeot Sport entre 1984 e 1992; e o piloto Didier Pironi. Esta unidade em concreto, fabricada em 1985, foi entregue a Jean Todt, na época o diretor da Peugeot-Talbot Sport.
Especificações únicas
Nos 205 Turbo 16 de estrada pontificava um motor 1.8 de quatro cilindros de 16 válvulas sobrealimentado, montado em posição central transversal e a debitar 200 cv. Mas, a pedido de Jean Todt, este exemplar com o chassis número 33 terá sido modificado para produzir 230 cv.
Quanto vale? Com apenas 9.900 km no odómetro, e alvo uma revisão profunda, que incluiu a adoção de uma nova bomba de combustível, uma correia de transmissão e um conjunto de pneus Michelin TRX, o modelo ultrapassou a estimativa mais otimista da casa francesa Aguttes On Wheels, ao atingir no leilão do passado dia 21 de março o valor de venda incrível de 419.269 euros.
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