Peugeot líder do mercado elétrico em Portugal em 2021

04/01/2022

A Peugeot terminou o ano como o construtor que mais veículos elétricos – entre comerciais e veículos de passageiros – vendeu em Portugal.

Terminado 2021, começam a fazer-se balanço e contas. A ACAP (Associação Automóvel de Portugal) revela que, em Portugal se venderam 13.260 veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, o que se traduziu num aumento de 69,3% por comparação com o ano 2020.

No mercado automóvel português, a Peugeot foi o construtor que mais veículos elétricos logrou vender entre comerciais e viaturas de passageiras.

Os números mostram que a Peugeot assinalou 1.545 unidades vendidas de veículos 100% elétricos (entre os modelos e-208, e-2008, e-Rifter e e-Traveller e e-Expert), o que lhe valeu uma quota de mercado de 11,7%.

Híbridos Plug-in: Peugeot foi generalista mais vendida

Ao nível dos híbridos Plug-in, os dados da ACAP referem a venda de 15.660 exemplares ligeiros de passageiros, um acréscimo de 32% face ao ano 2020.

Entre os construtores generalistas, no mercado dos híbridos plug-in, a Peugeot conseguiu chamar a si o triunfo, com a comercialização de 1.116 unidades (gamas 3008 Hybrid, 508 e 508 SW Hybrid e 508 Peugeot Sport Engineered), registando uma quota de 7,1%.

Assim, somando os 1.545 EV vendidos mais os 1.116 PHEV entregues, a Peugeot contabilizou um total de 2.661 unidades e uma quota de 9,2%, tendo sido também a primeira das marcas generalistas neste capítulo.

A Mercedes-Benz colocou-se, porém, como líder de mercado nacional (e por consequência das marcas premium), considerando este mesmo critério, das vendas conjuntas de Plug-in Hybrid e Elétricos, com 4.402 unidades vendidas (quota de mercado de 15,2%).

De resto, 2021 foi um ano em cheio para o construtor gaulês, na medida em que não foi apenas a marca nº1 de vendas nos BEV e Plug-in em Portugal. Fez também história ao tornar-se a marca líder nas vendas de automóveis novos no mercado nacional e ao protagonizar a primeira mudança na liderança do mercado automóvel nacional nos últimos 23 anos. Segundo dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), a Peugeot fechou o ano de 2021 com 22.891 unidades vendidas (incluindo veículos de passageiros e comerciais ligeiros) e um crescimento de 6,5% superior ao do mercado (+1,4%), relegando a Renault para a segunda posição, com 20.776 unidades vendidas. Foi também a marca mais vendida no mercado dos veículos de passageiros com 17.595 unidades vendidas, uma quota de mercado de 12% (+1,1 pp) e um crescimento das vendas de 11% face a 2020, num mercado que cresceu apenas 0,8%. Nos comerciais ligeiros, a Peugeot foi a 2ª marca mais vendida em Portugal, com 5296 unidades vendidas, atrás da Renault que comercializou 5337 exemplares.