Publicidade Continue a leitura a seguir

PHEV chinês entra para o Guiness com 2369 km de autonomia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um novo recorde de autonomia automóvel, com um híbrido plug-in da marca chinesa Chery a conseguir uns impressionantes 2.369,915 quilómetros de autonomia com uma carga completa e um depósito de combustível cheio.

 

O anúncio do novo recorde que entra para o Guiness Book of Records foi feito terça-feira na China, durante o lançamento do híbrido plug-in Chery Fulwin A8L.

O automóvel conseguiu percorrer a distância de 2.369,915 quilómetros em condições controladas apenas com uma carga completa de bateria e um depósito de combustível cheio.

Os meios de comunicação chineses afirmam que o recorde mundial do Guinness terá sido obtido utilizando a versão mais potente do grupo motopropulsor CDM 5.0 com 1,5Turbo. Esta versão tem uma potência máxima de 115 kW e um binário máximo de 220 Nm.

O sistema utiliza um motor elétrico de 150 KW montado na frente, que fornece um binário máximo de 310 Nm. Isto dá ao sistema uma potência combinada de 225 kW e um binário de 435 Nm.

O anúncio de um novo recorde de autonomia automóvel acontece apenas 2 meses depois da marca anterior, conseguida pelo também chinês SAIC Roewe D7 DM, que em outubro conseguiu uma autonomia de 2.208 km.

Estes dois automóveis têm algo em comum. O seu sistema híbrido é o mesmo. Trata-se do DM 5.0 da BYD, revelado em maio deste ano.

O DM 5.0 (sendo que DM significa Dual Mode) foi anunciado como o que tem a mais elevada eficiência térmica do motor (46,06%), o mais baixo consumo, consumindo apenas 2,9 l/100 km e a maior autonomia total: 2.100 km.

Quer o anúncio feito em outubro como a revelação do recorde agora estabelecido pelo Chery Fulwin A8L, de 2.369,915 quilómetros, demonstram que a estimativa da BYD sobre a autonomia conseguida pelo seu sistema híbrido era conservadora.