Numa forma de publicidade algo mais personalizada, um dos painéis publicitários de Picadilly terá um sistema capaz de reconhecer os carros pela marca e modelo, mas também a idade e a própria disposição dos condutores, mediante a utilização de câmaras de alta-resolução.
O objetivo é, naturalmente, amplificar o alcance dos anúncios publicitários exibidos num desses painéis, cuja gestão está a cargo da empresa Land Securities, com as câmaras a escondidas no ecrã a terem a capacidade de reconhecer a idade, o género do condutor e a marca e o modelo dos automóveis que passam à sua frente, de acordo com o site AutoExpress, adaptando-se ao seu perfil em tempo real.
A companhia garante que não serão compilados ou armazenados dados pessoais dos visados pela câmara dos painéis, mas algumas entidades locais, como a Big Brother Watch, que gere a proteção de dados e a privacidade dos cidadãos, já considerou, em declarações proferidas ao The Times, que “quando for inaugurada, a zona de Picadilly Circus será uma completamente a evitar por todos os meios por aqueles que pretendam manter a sua privacidade e segurança afastados dos olhares públicos”.
A entrada em vigor deste sistema está prevista para o início de dezembro, ou seja, antes do Natal, época em que o consumismo aumenta por tradição.