Conhecida em todo o mundo pela sua cor e movimento, a zona de Picadilly Circus, em Londres, terá muito em breve uma nova tecnologia de publicidade que irá reconhecer os veículos e os seus condutores para lhes direcionar anúncios que possam ser do seu interesse.

Numa forma de publicidade algo mais personalizada, um dos painéis publicitários de Picadilly terá um sistema capaz de reconhecer os carros pela marca e modelo, mas também a idade e a própria disposição dos condutores, mediante a utilização de câmaras de alta-resolução.

O objetivo é, naturalmente, amplificar o alcance dos anúncios publicitários exibidos num desses painéis, cuja gestão está a cargo da empresa Land Securities, com as câmaras a escondidas no ecrã a terem a capacidade de reconhecer a idade, o género do condutor e a marca e o modelo dos automóveis que passam à sua frente, de acordo com o site AutoExpress, adaptando-se ao seu perfil em tempo real.

A companhia garante que não serão compilados ou armazenados dados pessoais dos visados pela câmara dos painéis, mas algumas entidades locais, como a Big Brother Watch, que gere a proteção de dados e a privacidade dos cidadãos, já considerou, em declarações proferidas ao The Times, que “quando for inaugurada, a zona de Picadilly Circus será uma completamente a evitar por todos os meios por aqueles que pretendam manter a sua privacidade e segurança afastados dos olhares públicos”.

A entrada em vigor deste sistema está prevista para o início de dezembro, ou seja, antes do Natal, época em que o consumismo aumenta por tradição.