PME podem poupar 14.000 euros se optarem por furgões elétricos

16/12/2024

São 14.000 euros por furgão que as pequenas empresas europeias podem poupar ao longo de 3 anos se fizerem a transição da sua frota para furgões elétricos.

 

Um estudo encomendado pela Ford Pro revela que a diferença dos custos de energia e a redução dos custos de manutenção permite às pequenas empresas na Europa uma poupança de 14.000 euros por furgão ao longo de três anos.

Tendo por base um inquérito a mil pequenas empresas europeias, o Centre for Economics and Business Research concluiu que os custos operacionais mais baratos fazem com que “os furgões elétricos mais do que se pagam a si próprios no prazo de três anos”.

“A economia europeia assenta nas pequenas empresas e a adoção de furgões elétricos é um próximo passo fundamental para a eletrificação das estradas europeias. Algumas pequenas empresas já iniciaram, com sucesso, essa jornada e a Ford Pro está a garantir que tem os furgões elétricos e os correspondentes serviços de suporte”, referiu Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro, Europa.

O estudo incidiu em 5 mercados europeus e as poupanças são variadas, com a França a ser o mercado em que a redução de custos é superior. O estudo incidiu sobre França, Espanha, Reino Unido, Itália e Alemanha. Portugal não foi incluído.

De acordo com o estudo encomendado pela Ford Pro, as empresas em França são as que mais beneficiam com a transição para uma frota elétrica, uma vez que a opção pela eletricidade pode permitir-lhes poupar até 19.000 euros por viatura.

Noutros países, as poupanças das empresas podem ascender em até 16.000 euros em Espanha, 14.000 euros no Reino Unido, 12.000 euros em Itália e 11.000 euros na Alemanha.

Na média dos cinco países analisados pelo estudo, a poupança média ronda os 14.000 euros por veículo.

O menor custo de carregamento em comparação com os reabastecimentos de gasolina e diesel e a manutenção muito mais barata são os principais fatores para que as pequenas empresas possam poupar, em média, 14.000 por furgão em 3 anos, o prazo médio de um plano de financiamento.

A Ford Pro estima que os custos de manutenção e reparação sejam 40 por cento mais baixos para as E-Transit do que para os modelos equivalentes a gasóleo.

Um exemplo prático da poupança conseguida com a transição para a mobilidade elétrica é da France Alliance 56. Quando começou a entregar encomendas na região de Morbihan, em França, a empresa utilizava furgões a gasóleo, sendo que atualmente opera furgões E-Transit apoiados por soluções de carregamento Ford Pro.

Essa transição para furgões elétricos permitiu-lhe reduzir os custos de energia em mais de 80%. As despesas, que eram de 18 a 20 euros por 100 quilómetros com os furgões a gasóleo, passaram para 3 euros por 100 km.

“Quando os condutores regressam, é-lhes fácil recarregar as viaturas. Em dez segundos estão fora do habitáculo, no ponto de carregamento, a conectar o furgão. Não podia ser mais simples”, sublinha Willy Le Gouellec, diretor da France Alliance 56. “O software também é fácil de utilizar para mim, sendo que posso ver cada veículo e a autonomia que lhe resta. Estamos a observar uma grande vantagem.”

Todas as capitais da União Europeia têm Zonas de Baixas Emissões, embora com restrições diversas. Os furgões elétricos podem operar em todas elas.

A mais antiga área comercial de Madrid, El Rastro, situa-se numa Zona de Baixas Emissões e a associação de comerciantes local e o mercado de Cebada têm agora acesso a um furgão Ford E-Transit partilhado, que substitui os veículos anteriormente utilizados, incluindo viaturas a gasóleo, em parceria com a Ford-Pro.

Manuel González, presidente da Asociacion de Comerciantes Nuevo Rastro Madrid, explica que “as poupanças foram significativas – cerca de 50 por cento – mas os benefícios vão para além da poupança de combustível. Pelo facto de sermos elétricos, podemos agora operar sem pagar quaisquer taxas. Depois de verem as vantagens e a facilidade de utilização, cada vez mais membros querem utilizar o furgão.”

Marta González, gerente do Mercado de Cebada, acrescenta: “Pelo facto de estarmos no centro da Zona de Baixas Emissões de Madrid, estávamos preocupados por não podermos oferecer aos nossos clientes um serviço eficiente de entregas ao domicílio, algo que foi resolvido graças à E-Transit”.

A Ford Pro tem uma ferramenta que ajuda na tomada de decisão da transição para uma frota elétrica.

A E-Switch Assist ajuda os clientes a avaliar, rapidamente, com base no volume de trabalho do veículo, quais os veículos da atual frota que são mais adequados para serem substituídos por um modelo elétrico. Desde o lançamento do E-Switch Assist, os clientes Ford Pro na Europa passaram 50.000 dos seus veículos por este software para avaliar as melhores oportunidades de eletrificação das suas frotas.