Já usados no pequeno Olli, um veículo autónomo com capacidade para oito passageiros que funciona só na sede da Goodyear, e também testados em circuito equipando um Tesla Model 3, os modelos NPT (non-pneumatique tire) desenvolvidos pela Goodyear incorporam uma estrutura interna em termoplástico de raios flexíveis em vez de uma câmara de ar, o que permite que funcionem como amortecedores e se adaptem às diferentes características do piso, sendo também mais resistentes.
De acordo com a marca serão a alternativa sustentável, mais económica e segura às “borrachas” tradicionais, seja anulando o risco rebentamento, acabando com o tempo de inatividade ou reduzindo muito os custos associados a cada pneu inutilizado.
Agora, os NPT da Goodyear estão a ser utilizados por uma frota de mil veículos autónomos com seis rodas de uma start-up de entrega de comida ao domicílio, a Starship Technologies.
De acordo com os responsáveis pela empresa de entregues, a aplicação deste género de roda sem ar vai ao encontro da desejada redução dos custos de manutenção e superior durabilidade face às exigências da atividade, uma vez que estes pequenos veículos enfrentam vários géneros de adversidades em termos de terrenos e superfícies, bem como pisos secos ou molhados.
“Para garantirmos que acompanhamos a demanda crescente pelos nossos serviços necessitamos de pneumáticos fiáveis e que mantenham os nossos robôs em movimento durante as 24 horas do dia, em toda a parte do mundo. É fantástico ver comos estes novos pneus oferecem fiabilidade e poupança à medida que ampliamos o nosso negócio”, explica Siim Viilup, engenheiro da Starship Technologies.