Porsche adquire fabricante de sistemas de e-bikes

21/06/2022

A Porsche pretende acompanhar as tendências atuais de mobilidade e ter também uma oferta no segmento de e-bikes.

A Porsche adquiriu a empresa Fazua, fabricante de sistemas de propulsão para e-bikes. A aquisição segue-se à anterior aquisição (em fevereiro de 2022) por parte da Porsche de uma participação de 20% nesta start-up alemã, fazendo parte de um esforço do construtor germânico para expandir os seus negócios de e-bike.

A Fazua, com sede em Ottobrunn, perto de Munique, é considerada pela Porsche uma “pioneira no desenvolvimento de sistemas de propulsão leves e compactos”.

A empresa foi criada em 2013 com o único objetivo de desenvolver uma unidade leve de e-bike. Hoje, a Fazua emprega mais de 100 pessoas e afirma que mais de 40 marcas confiam nas suas tecnologias, incluindo Bianchi, Cube, Pinarello e Focus.

“Na Fazua, encontramos um parceiro forte com grande experiência no setor de bicicletas”, diz Lutz Meschke, vice-presidente do conselho executivo da Porsche AG e membro do conselho executivo de finanças e TI.

O seu sistema de e-bike integra o motor dentro do suporte inferior da bicicleta elétrica e também oculta a bateria dentro do quadro, tornando-o apenas um pouco maior. No geral, a unidade pesa no máximo 1,5 quilos, incluindo a bateria para uma autonomia de 50 km.

De momento, desconhece-se com detalhe como é que a Fazua se encaixará na gama Porsche.

No entanto, quando a Porsche assumiu 20% da Fazua em fevereiro, também anunciou uma cooperação estratégica com a Ponooc Investment.

Nesta comunicação, a Porsche acrescenta que unirá todas as suas atividades de e-bike estabelecendo duas joint ventures com a Ponooc Investment. A primeira joint venture desenvolverá, fabricará e distribuirá uma futura geração de Porsche e-bikes de alta qualidade. A segunda terá como foco soluções tecnológicas para o mercado de micromobilidade em rápido crescimento.

A Ponooc é o braço de investimentos da Pon Holdings, uma das maiores empresas familiares da Holanda. O portfólio da Pon inclui 15 marcas de bicicletas, Gazelle, Cervélo, Focus, Kalkhoff, Cannondale, Schwinn e Caloi.

Independentemente das atividades da joint venture, a Porsche diz que continuará a trabalhar com o seu parceiro de longa data Rotwild nos seus atuais modelos e-bike.

Em março de 2021, a empresa lançou o modelo de bicicleta elétrico Porsche eBike Sport e o eBike Cross. A Porsche também possui uma participação maioritária na marca croata de eBike Greyp.