Portal da Queixa recebe reclamações sobre burla com carros elétricos

14/03/2022

Vários compradores queixam-se da aquisição de veículos da marca Renault e modelo Zoe com bateria própria e que mais tarde vieram a descobrir que, na verdade, são de aluguer e que têm prestações atrasadas em dívida.

 

Nas últimas semanas, chegaram à plataforma Portal da Queixa várias reclamações de consumidores a denunciar a situação e, como o caso tem gerado polémica, a própria marca tem contactado os lesados para esclarecer a situação, afirma o portal em comunicado.

Esta “burla dos elétricos” consiste na compra, em segunda mão, do modelo Zoe da Renault a partir de anúncios que aparentam ser fidedignos e que afirmam que o carro contém bateria própria, mas uma vez na posse do veículo, o comprador verifica que a bateria é de aluguer. O novo dono é ainda confrontado com pagamentos em falta em relação ao contrato da mesma.

Ao contactarem a Renault, os compradores do veículo percebem que estão impossibilitados de carregar a bateria devido ao incumprimento de contrato relativo ao aluguer. Quando a fraude é descoberta, é obrigatório pagar o contrato de aluguer, além de se realizar um novo contrato para conseguir utilizar o veículo. Por outro lado, e caso o comprador queira incluir a bateria na viatura, ainda tem que pagar um valor adicional que depende muito do tipo e da potência, tendo em conta o modelo comprado, explica o Portal da Queixa.

EDITADO: Retirado o nome do concessionário publicado originalmente após pedido de retificação pelo próprio.