Portugal vai ter grupo de trabalho para a condução autónoma

08/03/2019

Com a indústria automóvel a atravessar uma alteração profunda a todos os níveis, uma das que tem sido mais falada é a da progressão para a condução autónoma, com muitos dos construtores a avançarem com planos para a instalação dessa tecnologia nos carros vindouros.

Tendo em conta este avanço inexorável, José Gomes Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade do Governo, adiantou em declarações proferidas na conferência de apresentação do Portugal Mobi Summit 2019, em Cascais, que esta área terá um grupo de trabalho dedicado para se procederem a avanços em solo nacional com o intuito de manter Portugal na linha da frente das novas tendências.

Assim, explicou, será criado um “grupo de trabalho para estudar alterações regulatórias e legais para ter, numa primeira fase, testes de condução autónoma em Portugal e, numa segunda fase, quais as barreiras a levantar para ter condução autónoma no quotidiano”. As primeiras propostas levantadas por esse grupo de trabalho deverão estar criadas até ao verão deste ano para se “ter um primeiro plano para ensaio de veículos autónomos”.

Recorde-se que a autoestrada A9/CREL – Circular Regional Externa de Lisboa já foi palco de um ensaio deste tipo de veículos, ao abrigo de uma parceria entre a Brisa e o Instituto Pedro Nunes, no âmbito do projeto europeu AUTOC-ITS.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.