Primeiro carro elétrico da Sony e Honda à venda em 2025

16/10/2022

Depois da Apple, a Sony: gigante nipónico da indústria do entretenimento e da tecnologia já tem data para entrar no negócio do automóvel elétrico.

A Sony marcou a história da tecnologia de consumo e do entretenimento com produções revolucionárias, como o Walkman em 1978, ou a PlayStation, em 1994.

Agora, a empresa com sede em Tóquio, no Japão, prepara-se para apresentar a primeira criação automóvel, alargando a sua atividade à área da mobilidade
A gigante da eletrónica entrará em parceria com a Honda, para desenvolver gama de veículos com capacidades de condução autónoma com software para entretenimento de ponta.

O primeiro modelo da Sony Honda Mobility (assim se chama a ‘joint-venture’) vai ser fabricado numa das instalações da Honda nos EUA, ficando a Sony encarregue de produzir os sensores e a tecnologia.

“A primeira entrega [de veículos] está prevista para a América do Norte na Primavera de 2026. No Japão, as entregas começam na segunda metade de 2026”, referiu Yasuhide Mizuno, presidente da Honda Mobility na conferência de imprensa.

A Sony dispõe de oferta completa de tecnologias sofisticadas, como os sensores críticos para a condução autónoma do futuro. Como provam os vários dois últimos protótipos mostrados no CES de Las Vegas. Na última edição da grande feira da tecnologia a companhia exibiu o Vision-S 02, um SUV construído na mesma arquitetura elétrica do Vision-S 01, o coupé que os nipónicos estão a testar na Europa, em estradas públicas, desde dezembro de 2020.

O Vision-S 02 com 4,90 m de comprimento e 7 lugares tem dois motores elétricos, um por cada eixo, alimentadas por bateria de iões de lítio, anunciando uma potência combinada de 544 cv. A Sony não revelou a capacidade da bateria.

O destaque ia então mais para o interior do automóvel, equipado com muita tecnologia de ponta e nível 4 de condução autónoma. No habitáculo do Sony Vision-S 02, sobressai o painel de bordo com cinco monitores digitais arrumados lado a lado.

Os dois nos extremos apresentam as imagens captadas pelas câmaras exteriores que substituem os espelhos retrovisores e os três centrais destinam-se à instrumentação, sistema multimédia e entretenimento do passageiro dianteiro.

Já o sistema de som, com 33 altifalantes, inclui reconhecimento vocal com capacidades de leitura labial, que tornam mais rápida e eficaz a compreensão de todas as instruções.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.