Publicidade Continue a leitura a seguir

Quais são os 100% elétricos menos poluentes? Como assim, menos poluentes?! Sim: e há um ranking!

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os elétricos a bateria têm emissões zero locais, mas a ADAC olhou para o seu ciclo de produção para construir um ranking dos menos poluentes.

 

Quais são os automóveis 100% elétricos menos poluentes? A interrogação parece descabida, atendendo a que os veículos elétricos a bateria (BEV) têm emissões zero locais. No entanto, o clube automóvel alemão ADAC olhou também para o ciclo de produção dos 100% elétricos, “well-to-wheel” (da fonte à roda), para construir um ranking, o ADAC Ecotest.

Daí que nesta classificação, os 100% elétricos aparecem com valores para CO₂ e emissões de poluentes.

O Ecotest inclui todo o tipo de motorizações, mas neste artigo do Welectric sobre esta classificação da ADAC, cingimo-nos aos elétricos.

No ADAC Ecotest, o foco das medições está em dois componentes diferentes:
• De um lado, poluentes como monóxido de carbono (CO), partículas ou óxidos de nitrogénio (NOx), os quais são prejudiciais à saúde.
• Por outro lado, a emissão do gás de efeito estufa CO₂ que atua como um gás de efeito estufa na atmosfera e é um dos principais responsáveis para as mudanças climáticas.

Quanto menos dos dois tipos de emissões são libertados, mais pontos um veículo pode ganhar neste ADAC Ecotest: um máximo de 50 pontos na categoria de poluentes, 60 pontos em CO₂. Os valores são convertidos numa classificação de estrelas: uma estrela é dada aos piores, cinco estrelas são dadas aos melhores.

Esta análise contabiliza a energia (e, portanto, as emissões de CO₂ e poluentes) necessária para produzir o “combustível” dos automóveis – seja eletricidade, gasolina ou gasóleo.

FORAM ANALISADOS 94 VEÍCULOS, 38 DOS QUAIS 100% ELÉTRICOS.

Esta foi a classificação geral:

Marca Modelo Tipo de motor Potência kW Ecoteste CO2 (well-to-wheel) Estrelas Pontos CO2 Pontos Poluentes Pontos total
Hyundai IONIQ 6 (77,4 kWh) Elétrico 168 77 ★★★★★ 58 49 107
Fiat 500e (23,8 kWh) Elétrico 70 80 ★★★★★ 57 48 105
Opel Astra Elétrico Elétrico 115 82 ★★★★★ 56 47 103
Citroën e-C4 X 136 Elétrico 100 84 ★★★★★ 55 46 101
Dacia Spring Electric 65 Elétrico 48 84 ★★★★★ 55 46 101
Fiat 500e (42 kWh) Elétrico 87 86 ★★★★★ 55 46 101
Toyota bZ4X Elétrico 150 85 ★★★★★ 55 46 101
Polestar 2 Single Motor Long Range (82 kWh) Elétrico 220 87 ★★★★★ 54 45 99
Renault Twingo E-TECH Elétrico Elétrico 60 88 ★★★★★ 54 44 98
Hyundai IONIQ 6 (77,4 kWh) Elétrico 239 91 ★★★★★ 53 43 96
Hyundai IONIQ 5 (77,4 kWh) Elétrico 168 91 ★★★★★ 53 43 96
Jeep Avenger Elétrico Elétrico 115 92 ★★★★★ 53 43 96
Aiways U6 Elétrico 160 93 ★★★★★ 52 43 95
Hyundai Kauai Elétrico (65,4 kWh) Elétrico 160 94 ★★★★★ 52 43 95
Volvo XC40 Recharge Pure Electric Single Motor Max. Range Elétrico 185 95 ★★★★★ 52 42 94
VW ID.3 Pro S Elétrico 150 96 ★★★★★ 51 42 93
Hyundai IONIQ 5 (77,4 kWh) Elétrico 239 97 ★★★★★ 51 41 92
BYD Atto 3 Elétrico 150 98 ★★★★★ 51 41 92
MG ZS EV Max. Range Elétrico 115 98 ★★★★★ 51 41 92
NIO ET5 (100 kWh) Elétrico 360 98 ★★★★★ 51 41 92
Mazda 2 Híbrido Híbrido 135 121 ★★★★★ 43 49 92
BMW iX1 xDrive30 Elétrico 230 100 ★★★★★ 50 40 90
ORA Funky Cat (63 kWh) Elétrico 126 100 ★★★★★ 50 40 90
Subaru Solterra Elétrico 160 100 ★★★★★ 50 40 90
NIO ET5 Touring (100 kWh) Elétrico 360 100 ★★★★★ 50 40 90
Suzuki Swace 1.8 Híbrido Híbrido 103 130 ★★★★★ 40 50 90
NIO ET7 (100 kWh) Elétrico 480 102 ★★★★ 49 39 88
Smart #1 Elétrico 200 103 ★★★★ 49 39 88
Skoda Enyaq iV RS Elétrico 220 103 ★★★★ 49 39 88
Cupra Born e-Boost (58 kWh) Elétrico 170 106 ★★★★ 48 38 86
Tesla Model Y Max. Range Elétrico 378 106 ★★★★ 48 38 86
Toyota Corolla Touring Sports 1.8 Híbrido Híbrido 103 138 ★★★★ 37 49 86
Mitsubishi Space Star 1.2 Gasolina 52 143 ★★★★ 36 50 86
Nissan Ariya (63 kWh) Elétrico 160 107 ★★★★ 48 37 85
Skoda Fabia 1.0 TSI Gasolina 70 148 ★★★★ 34 50 84
BMW i7 xDrive60 Elétrico 400 110 ★★★★ 47 36 83
Renault Kangoo E-TECH EV45 Elétrico Elétrico 90 110 ★★★★ 47 36 83
BMW 220d Coupé Diesel 140 153 ★★★★ 32 50 82
Renault Austral E-Tech Híbrido Completo 200 Híbrido 146 155 ★★★★ 32 50 82
Toyota Corolla Cross 2.0 Híbrido Híbrido 145 147 ★★★★ 34 48 82
Kia Niro 1.6 GDI Híbrido PlugIn Híbrido 134 124 ★★★★ 42 39 81
Genesis GV70 Electrified Elétrico 360 114 ★★★★ 45 35 80
Mercedes-Benz EQS 580 Elétrico 385 115 ★★★★ 45 35 80
MG Marvel R Electric Elétrico 212 114 ★★★★ 45 35 80
Renault Espace E-TECH Full Hybrid 200 Híbrido 146 160 ★★★★ 30 50 80
Dacia Sandero TCe 90 Gasolina 67 160 ★★★★ 30 50 80
Fiat Panda 1.0 GSE Hybrid Gasolina 51 154 ★★★★ 32 48 80
VW Veículos Comerciais ID. Buzz Pro Elétrico 150 116 ★★★★ 45 34 79
Kia Picanto 1.2 Gasolina 62 158 ★★★★ 31 48 79
Dacia Jogger Hybrid 140 Híbrido 104 157 ★★★★ 31 47 78
Mazda 2 e-SKYACTIV-G 115 M Hybrid Gasolina 85 140 ★★★★ 37 40 77
NIO EL7 (100 kWh) Elétrico 480 120 ★★★★ 43 33 76
Kia Niro 1.6 GDI Hybrid Híbrido 104 138 ★★★★ 37 39 76
Citroën C3 PureTech 83 Stop&Start Gasolina 61 162 ★★★★ 29 47 76
Ford Focus 1.0 EcoBoost Gasolina 92 168 ★★★★ 27 49 76
Audi Q8 e-tron Sportback 55 Elétrico 300 120 ★★★★ 43 32 75
Mercedes-Benz GLC 220 d Diesel 162 177 ★★★★ 24 50 74
Mitsubishi ASX 1.3 DI-T Gasolina 116 178 ★★★★ 24 50 74
Alfa Romeo Tonale 1.5 VGT 48V-Hybrid Gasolina 118 180 ★★★★ 23 50 73
VW Taigo 1.5 TSI OPF Gasolina 110 174 ★★★★ 25 48 73
VW T-Roc 1.5 TSI OPF Gasolina 110 180 ★★★★ 23 50 73
BMW 740d Diesel 220 185 ★★★★ 22 50 72
Nissan Qashqai 1.5 VC-T e-POWER Híbrido 140 173 ★★★★ 26 46 72
Renault Austral Mild Hybrid 160 Gasolina 116 184 ★★★★ 22 50 72
Seat Tarraco 2.0 TDI Diesel 110 188 ★★★★ 21 50 71
Volvo XC40 B3 Gasolina 120 187 ★★★★ 21 50 71
BMW X1 sDrive18i Gasolina 100 189 ★★★★ 20 50 70
VW Arteon Shooting Brake 2.0 TSI OPF Gasolina 140 194 ★★★ 19 50 69
Mazda CX-60 e-Skyactiv D 200 Diesel 147 197 ★★★ 18 50 68
BMW 320i Touring Gasolina 135 195 ★★★ 18 50 68
Cupra Leon VZ 2.0 TSI Gasolina 180 198 ★★★ 17 50 67
Ford Tourneo Connect 1.5 EcoBoost Gasolina 84 200 ★★★ 17 49 66
Hyundai Tucson 1.6 T-GDI 48V-Mildhybrid Gasolina 110 198 ★★★ 17 49 66
Mazda CX-5 e-SKYACTIV-G 194 Gasolina 143 203 ★★★ 16 50 66
Nissan X-Trail 1.5 VC-T e-Power Híbrido 157 201 ★★★ 16 49 65
Mazda MX-5 SKYACTIV-G 184 Gasolina 85 171 ★★★ 26 39 65
Mercedes-Benz B 250 Gasolina 175 205 ★★★ 15 50 65
Kia ProCeed 1.6 T-GDI Gasolina 150 196 ★★★ 18 46 64
Volvo V90 Cross Country B5 Diesel Diesel 173 221 ★★★ 10 50 60
VW Veículos Comerciais T7 Multivan 2.0 TDI SCR Diesel 110 221 ★★★ 10 50 60
Cupra Formentor VZ 1.4 e-HYBRID Híbrido 180 162 ★★★ 29 29 58
Kia Sportage 1.6 CRDI EcoDynamics+ Diesel 100 193 ★★★ 19 38 57
Mercedes-Benz C 300 e Classe T Híbrido 230 149 ★★★ 34 23 57
Kia XCeed 1.6 T-GDI Gasolina 150 200 ★★★ 17 40 57
Ford Galaxy 2.5 Hybrid Híbrido 140 202 ★★★ 16 40 56
Hyundai Kauai 1.6 T-GDI Gasolina 146 199 ★★★ 17 39 56
Kia Ceed Sportswagon 1.5 T-GDI Gasolina 118 186 ★★★ 21 35 56
SsangYong Korando 1.5 GDI-T Gasolina 120 235 ★★★ 5 49 54
Subaru BRZ 2.4 Gasolina 172 214 ★★★ 12 40 52
Land Rover Range Rover D350 Diesel 257 270 ★★★ 0 50 50
VW Veículos Comerciais Amarok Dupla cabine 3.0 V6 TDI SCR Diesel 177 315 ★★★ 0 50 50
Hyundai Staria 2.2 CRDi Diesel 130 288 ★★ 0 43 43
Ford Ranger Raptor 3.0 EcoBoost Gasolina 215 370 ★★ 0 38 38
Ford Explorer 3.0 EcoBoost Plug-in-Hybrid Híbrido 336 277 ★★ 2 29 31
Fonte: ADAC Ecotest 2023

O Hyundai Ioniq 6 foi o melhor do teste. Refere a ADAC que nenhum elétrico foi medido com menor consumo de combustível por si: 15,5 kWh por 100 km, o que significa que o veículo com tração traseira pode percorrer 550 km. O baixo consumo de combustível e, portanto, o baixo valor de CO₂ ajudam o coreano a estar no topo do ranking Ecotest com um total de 107 pontos.

Logo atrás também está um elétrico, o 500e. A bateria do Fiat 500e não é nem um terço tão grande quanto a do coreano e a autonomia medida de apenas 150 km é claramente menor. Mas o italiano também é muito económico, nos testes da ADAC: 15,9 kW/h por 100 km. Em comparação, o seu irmão movido a combustíveis fósseis, o Fiat Panda, produz cerca de duas vezes mais gramas de CO₂ por quilómetro.

Em 3º lugar está o único fabricante alemão no top 10: o Opel Astra Electric, com 103 pontos no Ecotest.