Os elétricos a bateria têm emissões zero locais, mas a ADAC olhou para o seu ciclo de produção para construir um ranking dos menos poluentes.
Quais são os automóveis 100% elétricos menos poluentes? A interrogação parece descabida, atendendo a que os veículos elétricos a bateria (BEV) têm emissões zero locais. No entanto, o clube automóvel alemão ADAC olhou também para o ciclo de produção dos 100% elétricos, “well-to-wheel” (da fonte à roda), para construir um ranking, o ADAC Ecotest.
Daí que nesta classificação, os 100% elétricos aparecem com valores para CO₂ e emissões de poluentes.
O Ecotest inclui todo o tipo de motorizações, mas neste artigo do Welectric sobre esta classificação da ADAC, cingimo-nos aos elétricos.
No ADAC Ecotest, o foco das medições está em dois componentes diferentes:
• De um lado, poluentes como monóxido de carbono (CO), partículas ou óxidos de nitrogénio (NOx), os quais são prejudiciais à saúde.
• Por outro lado, a emissão do gás de efeito estufa CO₂ que atua como um gás de efeito estufa na atmosfera e é um dos principais responsáveis para as mudanças climáticas.
Quanto menos dos dois tipos de emissões são libertados, mais pontos um veículo pode ganhar neste ADAC Ecotest: um máximo de 50 pontos na categoria de poluentes, 60 pontos em CO₂. Os valores são convertidos numa classificação de estrelas: uma estrela é dada aos piores, cinco estrelas são dadas aos melhores.
Esta análise contabiliza a energia (e, portanto, as emissões de CO₂ e poluentes) necessária para produzir o “combustível” dos automóveis – seja eletricidade, gasolina ou gasóleo.
FORAM ANALISADOS 94 VEÍCULOS, 38 DOS QUAIS 100% ELÉTRICOS.
Esta foi a classificação geral:
Marca | Modelo | Tipo de motor | Potência kW | Ecoteste CO2 (well-to-wheel) | Estrelas | Pontos CO2 | Pontos Poluentes | Pontos total |
Hyundai | IONIQ 6 (77,4 kWh) | Elétrico | 168 | 77 | ★★★★★ | 58 | 49 | 107 |
Fiat | 500e (23,8 kWh) | Elétrico | 70 | 80 | ★★★★★ | 57 | 48 | 105 |
Opel | Astra Elétrico | Elétrico | 115 | 82 | ★★★★★ | 56 | 47 | 103 |
Citroën | e-C4 X 136 | Elétrico | 100 | 84 | ★★★★★ | 55 | 46 | 101 |
Dacia | Spring Electric 65 | Elétrico | 48 | 84 | ★★★★★ | 55 | 46 | 101 |
Fiat | 500e (42 kWh) | Elétrico | 87 | 86 | ★★★★★ | 55 | 46 | 101 |
Toyota | bZ4X | Elétrico | 150 | 85 | ★★★★★ | 55 | 46 | 101 |
Polestar | 2 Single Motor Long Range (82 kWh) | Elétrico | 220 | 87 | ★★★★★ | 54 | 45 | 99 |
Renault | Twingo E-TECH Elétrico | Elétrico | 60 | 88 | ★★★★★ | 54 | 44 | 98 |
Hyundai | IONIQ 6 (77,4 kWh) | Elétrico | 239 | 91 | ★★★★★ | 53 | 43 | 96 |
Hyundai | IONIQ 5 (77,4 kWh) | Elétrico | 168 | 91 | ★★★★★ | 53 | 43 | 96 |
Jeep | Avenger Elétrico | Elétrico | 115 | 92 | ★★★★★ | 53 | 43 | 96 |
Aiways | U6 | Elétrico | 160 | 93 | ★★★★★ | 52 | 43 | 95 |
Hyundai | Kauai Elétrico (65,4 kWh) | Elétrico | 160 | 94 | ★★★★★ | 52 | 43 | 95 |
Volvo | XC40 Recharge Pure Electric Single Motor Max. Range | Elétrico | 185 | 95 | ★★★★★ | 52 | 42 | 94 |
VW | ID.3 Pro S | Elétrico | 150 | 96 | ★★★★★ | 51 | 42 | 93 |
Hyundai | IONIQ 5 (77,4 kWh) | Elétrico | 239 | 97 | ★★★★★ | 51 | 41 | 92 |
BYD | Atto 3 | Elétrico | 150 | 98 | ★★★★★ | 51 | 41 | 92 |
MG | ZS EV Max. Range | Elétrico | 115 | 98 | ★★★★★ | 51 | 41 | 92 |
NIO | ET5 (100 kWh) | Elétrico | 360 | 98 | ★★★★★ | 51 | 41 | 92 |
Mazda | 2 Híbrido | Híbrido | 135 | 121 | ★★★★★ | 43 | 49 | 92 |
BMW | iX1 xDrive30 | Elétrico | 230 | 100 | ★★★★★ | 50 | 40 | 90 |
ORA | Funky Cat (63 kWh) | Elétrico | 126 | 100 | ★★★★★ | 50 | 40 | 90 |
Subaru | Solterra | Elétrico | 160 | 100 | ★★★★★ | 50 | 40 | 90 |
NIO | ET5 Touring (100 kWh) | Elétrico | 360 | 100 | ★★★★★ | 50 | 40 | 90 |
Suzuki | Swace 1.8 Híbrido | Híbrido | 103 | 130 | ★★★★★ | 40 | 50 | 90 |
NIO | ET7 (100 kWh) | Elétrico | 480 | 102 | ★★★★ | 49 | 39 | 88 |
Smart | #1 | Elétrico | 200 | 103 | ★★★★ | 49 | 39 | 88 |
Skoda | Enyaq iV RS | Elétrico | 220 | 103 | ★★★★ | 49 | 39 | 88 |
Cupra | Born e-Boost (58 kWh) | Elétrico | 170 | 106 | ★★★★ | 48 | 38 | 86 |
Tesla | Model Y Max. Range | Elétrico | 378 | 106 | ★★★★ | 48 | 38 | 86 |
Toyota | Corolla Touring Sports 1.8 Híbrido | Híbrido | 103 | 138 | ★★★★ | 37 | 49 | 86 |
Mitsubishi | Space Star 1.2 | Gasolina | 52 | 143 | ★★★★ | 36 | 50 | 86 |
Nissan | Ariya (63 kWh) | Elétrico | 160 | 107 | ★★★★ | 48 | 37 | 85 |
Skoda | Fabia 1.0 TSI | Gasolina | 70 | 148 | ★★★★ | 34 | 50 | 84 |
BMW | i7 xDrive60 | Elétrico | 400 | 110 | ★★★★ | 47 | 36 | 83 |
Renault | Kangoo E-TECH EV45 Elétrico | Elétrico | 90 | 110 | ★★★★ | 47 | 36 | 83 |
BMW | 220d Coupé | Diesel | 140 | 153 | ★★★★ | 32 | 50 | 82 |
Renault | Austral E-Tech Híbrido Completo 200 | Híbrido | 146 | 155 | ★★★★ | 32 | 50 | 82 |
Toyota | Corolla Cross 2.0 Híbrido | Híbrido | 145 | 147 | ★★★★ | 34 | 48 | 82 |
Kia | Niro 1.6 GDI Híbrido PlugIn | Híbrido | 134 | 124 | ★★★★ | 42 | 39 | 81 |
Genesis | GV70 Electrified | Elétrico | 360 | 114 | ★★★★ | 45 | 35 | 80 |
Mercedes-Benz | EQS 580 | Elétrico | 385 | 115 | ★★★★ | 45 | 35 | 80 |
MG | Marvel R Electric | Elétrico | 212 | 114 | ★★★★ | 45 | 35 | 80 |
Renault | Espace E-TECH Full Hybrid 200 | Híbrido | 146 | 160 | ★★★★ | 30 | 50 | 80 |
Dacia | Sandero TCe 90 | Gasolina | 67 | 160 | ★★★★ | 30 | 50 | 80 |
Fiat | Panda 1.0 GSE Hybrid | Gasolina | 51 | 154 | ★★★★ | 32 | 48 | 80 |
VW Veículos Comerciais | ID. Buzz Pro | Elétrico | 150 | 116 | ★★★★ | 45 | 34 | 79 |
Kia | Picanto 1.2 | Gasolina | 62 | 158 | ★★★★ | 31 | 48 | 79 |
Dacia | Jogger Hybrid 140 | Híbrido | 104 | 157 | ★★★★ | 31 | 47 | 78 |
Mazda | 2 e-SKYACTIV-G 115 M Hybrid | Gasolina | 85 | 140 | ★★★★ | 37 | 40 | 77 |
NIO | EL7 (100 kWh) | Elétrico | 480 | 120 | ★★★★ | 43 | 33 | 76 |
Kia | Niro 1.6 GDI Hybrid | Híbrido | 104 | 138 | ★★★★ | 37 | 39 | 76 |
Citroën | C3 PureTech 83 Stop&Start | Gasolina | 61 | 162 | ★★★★ | 29 | 47 | 76 |
Ford | Focus 1.0 EcoBoost | Gasolina | 92 | 168 | ★★★★ | 27 | 49 | 76 |
Audi | Q8 e-tron Sportback 55 | Elétrico | 300 | 120 | ★★★★ | 43 | 32 | 75 |
Mercedes-Benz | GLC 220 d | Diesel | 162 | 177 | ★★★★ | 24 | 50 | 74 |
Mitsubishi | ASX 1.3 DI-T | Gasolina | 116 | 178 | ★★★★ | 24 | 50 | 74 |
Alfa Romeo | Tonale 1.5 VGT 48V-Hybrid | Gasolina | 118 | 180 | ★★★★ | 23 | 50 | 73 |
VW | Taigo 1.5 TSI OPF | Gasolina | 110 | 174 | ★★★★ | 25 | 48 | 73 |
VW | T-Roc 1.5 TSI OPF | Gasolina | 110 | 180 | ★★★★ | 23 | 50 | 73 |
BMW | 740d | Diesel | 220 | 185 | ★★★★ | 22 | 50 | 72 |
Nissan | Qashqai 1.5 VC-T e-POWER | Híbrido | 140 | 173 | ★★★★ | 26 | 46 | 72 |
Renault | Austral Mild Hybrid 160 | Gasolina | 116 | 184 | ★★★★ | 22 | 50 | 72 |
Seat | Tarraco 2.0 TDI | Diesel | 110 | 188 | ★★★★ | 21 | 50 | 71 |
Volvo | XC40 B3 | Gasolina | 120 | 187 | ★★★★ | 21 | 50 | 71 |
BMW | X1 sDrive18i | Gasolina | 100 | 189 | ★★★★ | 20 | 50 | 70 |
VW | Arteon Shooting Brake 2.0 TSI OPF | Gasolina | 140 | 194 | ★★★ | 19 | 50 | 69 |
Mazda | CX-60 e-Skyactiv D 200 | Diesel | 147 | 197 | ★★★ | 18 | 50 | 68 |
BMW | 320i Touring | Gasolina | 135 | 195 | ★★★ | 18 | 50 | 68 |
Cupra | Leon VZ 2.0 TSI | Gasolina | 180 | 198 | ★★★ | 17 | 50 | 67 |
Ford | Tourneo Connect 1.5 EcoBoost | Gasolina | 84 | 200 | ★★★ | 17 | 49 | 66 |
Hyundai | Tucson 1.6 T-GDI 48V-Mildhybrid | Gasolina | 110 | 198 | ★★★ | 17 | 49 | 66 |
Mazda | CX-5 e-SKYACTIV-G 194 | Gasolina | 143 | 203 | ★★★ | 16 | 50 | 66 |
Nissan | X-Trail 1.5 VC-T e-Power | Híbrido | 157 | 201 | ★★★ | 16 | 49 | 65 |
Mazda | MX-5 SKYACTIV-G 184 | Gasolina | 85 | 171 | ★★★ | 26 | 39 | 65 |
Mercedes-Benz | B 250 | Gasolina | 175 | 205 | ★★★ | 15 | 50 | 65 |
Kia | ProCeed 1.6 T-GDI | Gasolina | 150 | 196 | ★★★ | 18 | 46 | 64 |
Volvo | V90 Cross Country B5 Diesel | Diesel | 173 | 221 | ★★★ | 10 | 50 | 60 |
VW Veículos Comerciais | T7 Multivan 2.0 TDI SCR | Diesel | 110 | 221 | ★★★ | 10 | 50 | 60 |
Cupra | Formentor VZ 1.4 e-HYBRID | Híbrido | 180 | 162 | ★★★ | 29 | 29 | 58 |
Kia | Sportage 1.6 CRDI EcoDynamics+ | Diesel | 100 | 193 | ★★★ | 19 | 38 | 57 |
Mercedes-Benz | C 300 e Classe T | Híbrido | 230 | 149 | ★★★ | 34 | 23 | 57 |
Kia | XCeed 1.6 T-GDI | Gasolina | 150 | 200 | ★★★ | 17 | 40 | 57 |
Ford | Galaxy 2.5 Hybrid | Híbrido | 140 | 202 | ★★★ | 16 | 40 | 56 |
Hyundai | Kauai 1.6 T-GDI | Gasolina | 146 | 199 | ★★★ | 17 | 39 | 56 |
Kia | Ceed Sportswagon 1.5 T-GDI | Gasolina | 118 | 186 | ★★★ | 21 | 35 | 56 |
SsangYong | Korando 1.5 GDI-T | Gasolina | 120 | 235 | ★★★ | 5 | 49 | 54 |
Subaru | BRZ 2.4 | Gasolina | 172 | 214 | ★★★ | 12 | 40 | 52 |
Land Rover | Range Rover D350 | Diesel | 257 | 270 | ★★★ | 0 | 50 | 50 |
VW Veículos Comerciais | Amarok Dupla cabine 3.0 V6 TDI SCR | Diesel | 177 | 315 | ★★★ | 0 | 50 | 50 |
Hyundai | Staria 2.2 CRDi | Diesel | 130 | 288 | ★★ | 0 | 43 | 43 |
Ford | Ranger Raptor 3.0 EcoBoost | Gasolina | 215 | 370 | ★★ | 0 | 38 | 38 |
Ford | Explorer 3.0 EcoBoost Plug-in-Hybrid | Híbrido | 336 | 277 | ★★ | 2 | 29 | 31 |
O Hyundai Ioniq 6 foi o melhor do teste. Refere a ADAC que nenhum elétrico foi medido com menor consumo de combustível por si: 15,5 kWh por 100 km, o que significa que o veículo com tração traseira pode percorrer 550 km. O baixo consumo de combustível e, portanto, o baixo valor de CO₂ ajudam o coreano a estar no topo do ranking Ecotest com um total de 107 pontos.
Logo atrás também está um elétrico, o 500e. A bateria do Fiat 500e não é nem um terço tão grande quanto a do coreano e a autonomia medida de apenas 150 km é claramente menor. Mas o italiano também é muito económico, nos testes da ADAC: 15,9 kW/h por 100 km. Em comparação, o seu irmão movido a combustíveis fósseis, o Fiat Panda, produz cerca de duas vezes mais gramas de CO₂ por quilómetro.
Em 3º lugar está o único fabricante alemão no top 10: o Opel Astra Electric, com 103 pontos no Ecotest.