Qual é a musa do seu mês no Calendário Pirelli para 2023?

20/11/2022

A fotografa Emma Sumerton sucede a Bryan Adams na feitura do Calendário mais icónico do mundo.

Desde o lançamento, em 1964, o “The Cal”, como é conhecido o famoso Calendário Pirelli, conquistou o estatuto de documento artístico que, mais do que um compêndio de imagens de belo efeito, revela também um retrato fidedigno das sociedades ao longo dos tempos.

Para 2023, na sua 49.ª edição, conta com as fotografias de Emma Sumerton, conhecida pela sua criatividade e arte ousadas. As suas fotografias foram descritas como excêntricas, meticulosamente concebidas e inventivas, combinando fantasia e realidade para criar imagens que celebrem a liberdade pessoal. “Eu amo fotografar mulheres e mostrá-las como fortes, e também sexys, poderosas e, algumas vezes, um pouco estranhas”, disse.

12 meses, 14 musas

O calendário deste ano tem por título “Cartas de amor à Musa” e reúne algumas das supermodelos mais prestigiadas da atualidade, retratadas entre Nova Iorque e Londres, no papel de personagens imaginários e arquétipos que inspiraram a artista ao longo da vida e da carreira.

A musa “Fotógrafa” foi o ponto de partida para o conceito de Summerton, tendo sido escolhida para este papel a modelo Guinevere van Seenus, conhecida pelo seu amor pela fotografia. Em seguida, Sasha Pivovarova, uma pintora e também modelo e alguém que Summerton sempre achou que ela mesma parecia uma pintura. Como “A Pintora”, Pivovarova foi convidada a desenhar nas paredes do cenário, entre as obras coloridas, excessivas e boémias do artista e dançarino australiano Vali Myers.

As outras mulheres convidadas são a modelo e atriz Cara Delevingne; Karlie Kloss, pioneira em aulas de codificação para meninas, retratadas numa paisagem futurista de realidade virtual; Bella Hadid, num papel que “revela tanto de si mesma quanto ela quer que você saiba”, diz a autora; Ashley Graham, a “Ativista” resplandecente num sofá envergando uma armadura corporal esculpida e como que desafiando a lente; Lauren Wasser é “O Atleta”, numa paisagem árida, quase lunar, como uma rainha alienígena pronta para a batalha; Adut Akech, incorporando a poesia da sua desafiadora história de vida; Adwoa Aboah, fotografada como uma rainha; Lila Moss, incomparável no seu “jardim mágico”; Emily Ratajkowski, no papel de “A Escritora”, retratada com os dois lados do rosto refletidos no espelho; Kaya Wilkins, a música; Precious Lee, como o contador de histórias; e He Cong, encarnando “A Sábia”, como se fosse um sonho.