José Sacadura, CEO da Power Dot quer estar presente em todos os parques de estacionamentos nacionais. Além de não cobrar pela instalação e gestão dos equipamentos, a start-up portuguesa partilhará receitas com os proprietários dos espaços
A Power Dot é uma star-up 100% portuguesa e sustentável, que pretende inovar e dinamizar a mobilidade elétrica nacional. A estratégia é ambiciosa: estar presente em todos os parques de estacionamento do país, com os seus carregadores, de uma forma totalmente gratuita, para os seus proprietários. José Sacadura, CEO da Power Dot, explicou ao Motor 24 o modelo de negócio da empresa.
Quando e em que contexto foi criada a Power Dot?
A Power Dot é uma start-up portuguesa operadora de carregadores para veículos elétricos. Em operação desde dezembro de 2018, a Power Dot tem como propósito criar soluções de carregamento para veículos elétricos de forma a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis na mobilidade. Para isso, estabelece parcerias com os proprietários dos parques de estacionamento e instala, gere e faz a manutenção gratuita dos carregadores. Os proprietários só têm que ceder um espaço no parque e ainda recebem parte das receitas.
A Power Dot propõe-se estar presente em todos os parques de estacionamento nacionais. De que números podemos estar a falar?
Neste momento, a Power Dot já está em 40 parques diferentes, e até ao final do ano pretendemos chegar aos 100. Podemos estar a falar de milhares, uma vez que o nosso objetivo é estar no maior número de parques possível e continuar a contribuir para aumentar o número de carregadores para veículos elétricos em Portugal. O futuro é elétrico, pelo que o potencial de crescimento é enorme.
Pretendem estar presentes tanto em parques fechados como abertos?
Sim, aliás, neste momento já temos carregadores Power Dot em ambos os formatos, como por exemplo o centro comercial das Amoreiras e as Docas.
Poderá existir algum tipo de parceria com a EMEL?
A EMEL tem vindo a desenvolver um grande trabalho em Lisboa, no sentido de tornar a cidade mais sustentável, pelo que ambas as empresas trabalham com o mesmo objetivo. Da parte da Power Dot, estamos disponíveis para trabalhar com diferentes entidades e empresas.
Como será o modelo de negócio?
Independentemente do parceiro, o nosso modelo de negócio mantém-se. Ou seja, a Power Dot estabelece parcerias com os proprietários dos parques de estacionamento e assegura a instalação, a gestão e a operação do serviço. O parceiro apenas cede o espaço e ainda recebe parte das receitas.
Qual o tipo de carregadores a instalar nos parques?
A Power Dot desenvolve soluções de carregamento tanto para particulares como para frotas e adaptamos o tipo de carregamento às necessidades do utilizador do veículo elétrico. Para isso, trabalhamos com carregadores de diferentes potências, desde lentos (3.7kW), a rápidos (50kW).
Como será feita a cobrança aos utilizadores?
Os carregadores estão ligados à rede mobi.e pelo que os métodos de cobrança são os que estão previstos no regulamento da mobilidade elétrica. O custo do carregamento depende do contrato que os utilizadores tenham feito com a sua comercializadora, já que o preço do carregamento se divide no custo da eletricidade consumida e no custo da utilização do carregador.
Os equipamentos serão instalados gratuitamente pela Power Dot. A gestão e manutenção dos mesmos também ficará a cargo da empresa?
Sim, é essa a nossa proposta de valor e a grande mais-valia. Além destes aspetos, a Power Dot ainda partilha parte da receita gerada com os proprietários dos parques.
De que percentagem estamos a falar?
A partilha de receita depende de vários fatores como a localização ou tipo de carregamento, pelo que não existe uma percentagem pre-definida e/ou fixa para o parceiro.
Quantos parques pensam cobrir no primeiro ano de atividade? E qual o valor de receitas estimado?
Até ao final do ano pretendemos estar em todos os distritos de Portugal Continental e também nas ilhas, num total de 100 parques de estacionamento diferentes.
Quais os planos de futuro?
A Power Dot quer ser um dos principais players no setor da mobilidade elétrica em Portugal, motivo pelo qual vamos continuar a trabalhar e a instalar gratuitamente os nossos carregadores nos parques de estacionamento dos nossos parceiros. Acreditamos que um dos maiores incentivos para o desenvolvimento da mobilidade elétrica é a existência de uma rede forte e abrangente de carregadores que dê confiança aos utilizadores, uma vez que o custo de utilização já compensa a compra de um veículo elétrico.