As suas linhas elegantes disfarçam as bases que são partilhadas com o SUV familiar Renault Austral, incluindo a plataforma CMF-CD e uma configuração híbrida E-Tech auto recarregável com 200 cv. A versão 4×4 hibrida recarregável com 300 cv combina um motor a gasolina de 1,2 litros e 3 cilindros com um novo turbocompressor que produz 150 cv, combinado com três motores eléctricos: um no eixo dianteiro com 70 cv, outro no eixo traseiro, que desenvolve 136 cv e o terceiro é um alternador/gerador que disponibiliza 34 cv. Sendo os dois motores elétricos principais alimentados por uma bateria de iões de lítio de 22 kWh com tecnologia de 400V, que pode ser carregada a uma potência máxima de 7,4 kW, demorando 02h10 dos 0 aos 80% e 02h55 entre os 0 até aos 100 %.
Durante a apresentação internacional na região francesa a norte do Mónaco, o Motor24 teve a oportunidade de testar a nova versão híbrida plug-in do Rafale com 300 cv e tração às quatro rodas. Por norma funciona em modo híbrido, com o sistema E-Tech a gerir as combinações de potência entre o térmico e os motores elétricos. No entanto, o condutor pode “forçar” manualmente a condução totalmente elétrica, através do botão EV colocado na consola central. Com esta opção é disponibilizada uma potência de até 160 cv e a velocidade máxima é limitada aos 135 km/h. Graças à possibilidade de recarga com energia externa, este SUV tem uma autonomia eléctrica de até 105 quilómetros.
A tração integral é gerida, automaticamente pelo sistema E-Tech, em função do piso e do modo de condução selecionado através das configurações Multi-Sense. Quando o automóvel está em movimento, o ecrã multimédia apresenta a tração por eixo, em tempo real, através do menu Chassis Dinâmico. A distribuição do binário pode variar, instantaneamente, entre 100% para as rodas dianteiras e 100% para as rodas traseiras.
Em comparação direta com o Austral, que só está disponível como híbrido auto recarregável de 200 cv, o Rafale é idêntico em termos de dimensões, com um comprimento de 4,71 metros, 1,87 m de largura e uma distância entre eixos de 2,74 metros. No entanto, com uma altura de 1,61 metros, o SUV coupé é quatro centímetros mais baixo do que o seu homólogo e projeta visualmente mais dinamismo, graças à sua secção dianteira de conceção independente e à linha do tejadilho que se inclina acentuadamente para a retaguarda.
No interior do Rafale, a utilização generalizada de materiais macios e de camurça Alcantara confere às versões Esprit Alpine um toque luxuoso e sofisticado, utiliza o mesmo cockpit do Austral com um painel de instrumentos de alta resolução com 12,3 polegadas e um ecrã vertical para multimédia com 12,0 “ virado para o condutor. Destacamos o infoentretenimento OpenR Link, equipado com navegação Google e suporte para Android Auto e Apple CarPlay. A utilização do ecrã é auto-explicativa. Em alternativa é possível utilizar o assistente de voz, podendo até pedir para escurecer automaticamente o enorme teto de vidro panorâmico Solarbay.
O Rafale não tem o banco da fila traseira deslizante do Austral, mas é espaçoso, com altura para a cabeça e distância suficiente para as pernas para quatro pessoas de 1,80 m, com encostos dos bancos traseiros mais versáteis que permitem rebater em 40/20/40. O apoio de braços central atrás também se revela prático. Oferece espaço de arrumação para smartphones, tem duas portas USB e dois suportes rebatíveis para a utilização vertical de tablets. O espaço de carga é generoso, embora ligeiramente reduzido devido à colocação da bateria. A capacidade da bagageira de 539 litros sobe para 1820 litros com os bancos da fila traseira rebatidos.
O sistema 4×4 garante um comportamento seguro em várias condições de condução. Nas estradas de montanha sinuosas em que o conduzimos, o Rafale manteve-se composto, com uma direção precisa e um mínimo de rolamento da carroçaria. A suspensão inteligente auto-ajustável, conta com uma câmara no topo do para-brisas para controlo preditivo. Este sistema ajusta o amortecimento continuamente com base na velocidade do automóvel, adaptando-se às condições da estrada à sua frente, como lombas ou piso em mau estado.
A gama de entrada Techno Alpine, vem com jantes de 20 polegadas, head-up display e uma câmara de marcha-atrás, bem como controlo climático de duas zonas, o enorme ecrã central e bancos dianteiros aquecidos.
Já o novo nível de equipamento Atelier Alpine oferece pormenores exclusivos. Estes incluem jantes de alumínio de 21 polegadas, faróis Matrix LED e um chassis adaptativo especialmente afinada pelos engenheiros da Alpine. O equipamento do Atelier Alpine inclui também bancos desportivos eletricamente ajustáveis com estofos em pele e uma função de massagem para o condutor. Como destaque adicional, uma pintura exterior exclusiva em azul summit acetinado está também disponível para o equipamento topo de gama.
O Rafale híbrido plug-in está disponível em dois níveis de equipamento, ambos de série com direção às quatro rodas 4Control. A versão básica Esprit Alpine começa nos 50.000 euros, enquanto a linha Atelier Alpine, recentemente adicionada, está disponível exclusivamente para o modelo topo de gama de 300 cv e começa em 59.500 euros.