A Repsol inaugurou a segunda estação de serviço com combustível 100% renovável em Vila Nova da Rainha, Azambuja, Portugal. A HAVI, empresa de gestão de cadeias de abastecimento, será o principal cliente a utilizar este combustível nesta estação.
De recordar que se encontra em curso, desde o dia 5 de abril deste ano, um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço de Alcochete e em bases de dois clientes, com o objetivo de avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões. O diesel 100% renovável utilizado neste teste é um biocombustível avançado produzido a partir de resíduos e apresenta uma redução de até 90% nas emissões líquidas de CO2.
Este teste piloto está a ser realizado em colaboração com frotas de empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Durante este teste piloto, serão utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, o que resultará numa poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2.
O Diesel e+ 100% renovável é um gasóleo parafínico, que cumpre a especificação EN 15940 e que pode ser utilizado em veículos que sejam compatíveis com XTL. Este produto é obtido a partir de resíduos, pelo que é considerado um biocombustível avançado e permite a redução até 90% de gases com efeito de estufa (GEE) em comparação com o gasóleo mineral. O combustível 100% renovável disponível na estação de serviço da Azambuja trata-se de um HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) avançado. O HVO é um óleo vegetal hidrogenado (gasóleo XTL), constituído por moléculas de hidrocarboneto em que o carbono tem origem vegetal ou animal e o hidrogénio também é renovável.
De acordo com a empresa, “o preço do combustível 100% renovável é superior ao do combustível fóssil. Tal como no gasóleo B7 existe um adicional de custo inerente à incorporação obrigatória de biocombustível”.
“Os biocombustíveis avançados e os combustíveis sintéticos são uma alternativa prontamente disponível para todos os segmentos de transporte e a principal solução para a aviação, o transporte marítimo e o transporte rodoviário pesado, que atualmente não têm alternativa viável em termos de eletrificação. Além disso, estes combustíveis contribuem para a descarbonização dos veículos atuais em circulação, uma vez que são compatíveis com os motores de combustão atuais”, esclarece a empresa em comunicado.
A Repsol tem previsto chegar ao final do ano com este combustível disponível em 10 estações de serviço em Portugal e 50 em Espanha.
Para Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “a inauguração da segunda estação de serviço com combustíveis 100% renováveis em Vila Nova da Rainha, no âmbito do nosso teste piloto, é mais um marco importante nesta nossa jornada rumo a um futuro sustentável. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros, clientes e a comunidade para impulsionar a inovação e oferecer alternativas renováveis e de baixo carbono que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.”