Um dos objetivos desta iniciativa é contribuir para a adoção de veículos elétricos e contribuir para diminuir a ansiedade da autonomia que alguns cidadãos têm em relação a estes veículos.
Responderam a este desafio países de todo o mundo, reunindo-se um total de 100 projetos com conceitos inovadores que redefinem a mobilidade. Os projetos foram apresentados por arquitetos e designers.
Os projetos foram analisados por júri composto por arquitetos, condutores de veículos elétricos, empresários do retalho e pelo designer do LYRIQ, o primeiro Cadillac 100% elétrico.
“More is Less” é o conceito do primeiro premiado
Feita de materiais sustentáveis, a estação de carregamento do futuro que conquistou o primeiro lugar deste concurso tem o conceito de “More is Less”. O arquiteto James Silvester desenhou um pavilhão em madeira com vários compartimentos para estacionar os veículos e carregar e ainda zonas de lazer. O arquiteto é um apaixonado pela sustentabilidade e pela construção com baixo impacto ambiental e energeticamente eficiente.“Poderia ter apresentado um projeto mais teórico, mas quis pensar naquilo que no presente poderia ser uma estação de carregamento de veículos elétricos. Apresentei algo moderno e sustentável. Um local relaxante”, disse James Silvester.
Bruce Kuwabara, sócio-fundador da KPMB Architects e membro do júri, comentou que este projeto “é conveniente, acessível e lindíssimo. Penso que representa uma rutura radical com o conceito de estação de serviço tal como o conhecemos”.
“The Circle” conquista segundo lugar
A empresa turca Fabric.a Architects, com sede em Istambul, ficou em segundo lugar com o projeto “The Circle”, um conceito que reflete o trabalho do estúdio de arquitetos: integração com a natureza. “The Circle” é um local moderno, construído com materiais naturais e que pretende ser relaxante e cheio de boas energias.
Terceiro lugar para “Plug and Play”
O arquiteto e fotógrafo alemão Pavel Babiienko desenhou uma estação feita com unidades modulares, onde os utilizadores podem deslocar-se livremente entre espaços abertos e fechados. No “Plug and Play”, as famílias têm acesso a lojas e café, bem como espaços de relaxamento e parque infantil.
Magalie Debellis, designer da Cadillac e membro do júri, comentou que “este espaço é divertido, fresco e acolhedor que proporciona uma excelente experiência interior e exterior. Fico com a impressão que passaria facilmente 20 minutos nesta estação de serviço”.
Utilizadores de VE em primeiro lugar
“Da Turquia ao Kazaquistão, da Polónia a Portugal e da China ao Canadá, ficámos surpreendidos com a qualidade dos projetos propostos, vindos de todo o mundo. Acreditamos que estes conceitos vêm redefinir o conceito das estações de serviço”, comentou Nino Di Cara, fundador e presidente da Electric Autonomy Canada.
Os premiados têm um valor de 40 mil dólares canadianos para dividir entre si e ainda verão o seu projeto sair do papel porque a Parkland Corporation pretende construir a estação de carregamento do futuro.
As estações de serviço do futuro serão espaços muito mais convidativos a serem usufruídos do que as atuais bombas de combustível. Wilf Steimle, presidente da Electric Vehicle Society e membro do júri, sublinhou que “as estações de combustível atuais não são locais aprazíveis para estarmos 20, 30 ou 40 minutos. Se queremos atrair as pessoas para a mobilidade elétrica temos de imaginar locais realmente atraentes”.
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