Revelamos como vai ser a estação de serviço do futuro

04/02/2022

O jornal Electric Autonomy Canada, em parceria com o fornecedor de combustível fóssil Parkeland Corporation, lançaram um concurso para conceção da estação de serviço do futuro. Foram muitas as ideias, todas em muito diferentes das atuais estações de abastecimento automóvel.

Um dos objetivos desta iniciativa é contribuir para a adoção de veículos elétricos e contribuir para diminuir a ansiedade da autonomia que alguns cidadãos têm em relação a estes veículos.

Responderam a este desafio países de todo o mundo, reunindo-se um total de 100 projetos com conceitos inovadores que redefinem a mobilidade. Os projetos foram apresentados por arquitetos e designers.

Os projetos foram analisados por júri composto por arquitetos, condutores de veículos elétricos, empresários do retalho e pelo designer do LYRIQ, o primeiro Cadillac 100% elétrico.

“More is Less” é o conceito do primeiro premiado

Feita de materiais sustentáveis, a estação de carregamento do futuro que conquistou o primeiro lugar deste concurso tem o conceito de “More is Less”. O arquiteto James Silvester desenhou um pavilhão em madeira com vários compartimentos para estacionar os veículos e carregar e ainda zonas de lazer. O arquiteto é um apaixonado pela sustentabilidade e pela construção com baixo impacto ambiental e energeticamente eficiente.

“Poderia ter apresentado um projeto mais teórico, mas quis pensar naquilo que no presente poderia ser uma estação de carregamento de veículos elétricos. Apresentei algo moderno e sustentável. Um local relaxante”, disse James Silvester.

Bruce Kuwabara, sócio-fundador da KPMB Architects e membro do júri, comentou que este projeto “é conveniente, acessível e lindíssimo. Penso que representa uma rutura radical com o conceito de estação de serviço tal como o conhecemos”.

“The Circle” conquista segundo lugar

A empresa turca Fabric.a Architects, com sede em Istambul, ficou em segundo lugar com o projeto “The Circle”, um conceito que reflete o trabalho do estúdio de arquitetos: integração com a natureza. “The Circle” é um local moderno, construído com materiais naturais e que pretende ser relaxante e cheio de boas energias.

Peter Vikar, arquiteto da Local Projects e membro do júri, comentou sobre este projeto que “é uma elegante estrutura que reúne tudo sob um único teto com a possibilidade de ser flexível e estimular o sentido de comunidade”.

Terceiro lugar para “Plug and Play”

O arquiteto e fotógrafo alemão Pavel Babiienko desenhou uma estação feita com unidades modulares, onde os utilizadores podem deslocar-se livremente entre espaços abertos e fechados. No “Plug and Play”, as famílias têm acesso a lojas e café, bem como espaços de relaxamento e parque infantil.

Magalie Debellis, designer da Cadillac e membro do júri, comentou que “este espaço é divertido, fresco e acolhedor que proporciona uma excelente experiência interior e exterior. Fico com a impressão que passaria facilmente 20 minutos nesta estação de serviço”.

Utilizadores de VE em primeiro lugar

Darren Smart, vice-presidente de Transição de Energia e Desenvolvimento, explanou que este concurso quis “envolver arquitetos e designers de todo o mundo”, desafiando-os a “colocar as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos em primeiro lugar”. O mesmo responsável afirmou estarem “comprometidos em dar vida ao projeto vencedor”, o que se insere na estratégia de carregamento de veículos elétricos pensada para a Colúmbia Britânica.

“Da Turquia ao Kazaquistão, da Polónia a Portugal e da China ao Canadá, ficámos surpreendidos com a qualidade dos projetos propostos, vindos de todo o mundo. Acreditamos que estes conceitos vêm redefinir o conceito das estações de serviço”, comentou Nino Di Cara, fundador e presidente da Electric Autonomy Canada.

Os premiados têm um valor de 40 mil dólares canadianos para dividir entre si e ainda verão o seu projeto sair do papel porque a Parkland Corporation pretende construir a estação de carregamento do futuro.

As estações de serviço do futuro serão espaços muito mais convidativos a serem usufruídos do que as atuais bombas de combustível. Wilf Steimle, presidente da Electric Vehicle Society e membro do júri, sublinhou que “as estações de combustível atuais não são locais aprazíveis para estarmos 20, 30 ou 40 minutos. Se queremos atrair as pessoas para a mobilidade elétrica temos de imaginar locais realmente atraentes”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.