RM Sotheby’s leva a leilão Ferrari F1-2000 de Michael Schumacher a leilão

10/04/2023

O Ferrari F1-2000, tal como o nome indica, foi construído para competir na temporada de 2000 da Fórmula 1 pela Scuderia Ferrari. O seu director técnico foi Ross Brawn e foi desenhado por Rory Byrne, Giorgio Ascanelli, Aldo Costa, Marco Fainello, Nikolas Tombazis e James Allison, com uma aerodinâmica melhorada em relação ao seu antecessor.

O motor V10 Tipo 049 de 3,0 litros de cilindrada foi desenvolvido por Paolo Martinelli e Giles Simon, agora com um maior ângulo do V, em relação ao anterior motor, com 90 graus, de modo a melhorar e a baixar o centro de gravidade. Este motor desenvolve uma potência entre os 805 e os 815cv às 17.300rpm. Acoplado ao motor está uma caixa sequencial de sete velocidades.

Este automóvel foi o responsável pelo primeiro título de Michael Schumacher na Ferrari, e o primeiro título de pilotos para a marca italiana em 21 anos, o último tinha sido conquistado em 1979 por Jody Scheckter. Em 2000 a Scuderia Ferrari também venceu o título de construtores.

Presente neste artigo está o Ferrari F1-2000 com o chassis 198, conduzido por Michael Schumacher, tendo obtido uma vitória no Grande Prémio do Brasil e a pole position no Grande Prémio de Espanha e do Mónaco. Inicialmente, este chassis foi destinado como automóvel de reserva da Scuderia Ferrari, sendo substituto do automóvel utilizado por Schumacher no Brasil, após este danificar a zona inferior durante a qualificação. Seria utilizado pela última vez no Grand Prémio da Áustria, mas no arranque da corrida Ricardo Zonta colidiu na traseira do chassis 198 e forçou o seu abandono.

Após o campeonato terminar, este F1-2000 voltou a Maranello, onde foi reconstruído e em Março de 2001 foi vendido ao coleccionador do Texas, Kevin Crowder. Foi certificado pela Ferrari Classiche em 2005 e preparado para ser utilizado na F1 Clienti.

Procura agora um novo proprietário, estando disponível para licitação no leilão fechado da RM Sotheby’s, intitulado Sotheby’s Sealed: Schumacher – The Making of a Legend, inserido no Sotheby’s Luxury Week em Hong Kong, que decorre até Quarta-feira, dia 12 de Abril. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os sete e os nove milhões de euros.