Robô vestível da Hyundai reduz lesões em ambiente fabril

29/11/2024

A Hyundai revelou o robô vestível X-ble Shoulder que diminui o esforço dos trabalhadores que executam trabalho suspenso. Chegará à Europa em 2026.

 

Desenvolvido pela Hyundai Motor Group Robotics La, o robô vestível X-ble Shoulder aumenta a força muscular dos braços, reduzindo em simultâneo a carga no ombro em 60% e a atividade muscular em 30%.

O novo equipamento suporta os trabalhadores que têm de fazer tarefas que impliquem ter o braço ao alto e pode ser utilizado em vários setores, nomeadamente na indústria automóvel, na construção naval, agricultura, logística, aviação ou na construção civil.

O X-ble Shoulder é um robô industrial wearable (utilizável) desenvolvido pela Hyundai Motor Group Robotics LAB, e o primeiro produto da linha “X-ble”. A marca X-ble – uma combinação de “X”, que simboliza um potencial infinito, e “able”, que indica que tudo pode ser realizado – anuncia “uma nova era na tecnologia wearable”, de acordo com a marca sul-coreana.

A força de assistência é gerada por uma estrutura patenteada de múltiplos elos no módulo de compensação muscular. Cada ligação pode ser ajustada para uma força de assistência ótima em vários ambientes de trabalho. A Hyundai estima que que o módulo realize cerca de 700 mil ações de dobra e desdobra por ano em ambientes industriais.

Quando utilizado para “trabalho suspenso”, em que o braço de um operador é levantado, o X-ble Shoulder pode aumentar a força muscular do braço do utilizador e reduzir a carga sobre o sistema músculo-esquelético superior.

Com isto, o robô vestível possibilita um aumento da segurança dos trabalhadores, redução de lesões músculo-esqueléticas, enquanto proporciona um maior o conforto do utilizador e aumento da eficiência.

“O X-ble Shoulder é um robô vestível que aproveita as capacidades técnicas do nosso Laboratório de Robótica e implementa o feedback dos utilizadores reais”, afirmou Dong Jin Hyun, Vice-Presidente e Diretor do Laboratório de Robótica da Hyundai Motor Group. “No futuro, pretendemos expandir a disponibilidade de robôs portáteis, criando produtos que funcionam naturalmente com os utilizadores para melhorar as suas vidas diárias. Ao ultrapassar as fronteiras tecnológicas, tornaremos estes produtos benéficos acessíveis a mais pessoas.”

A maior caraterística do X-ble Shoulder é o facto de gerar força de assistência através do seu módulo de compensação muscular em vez de um sistema elétrico, com uma estrutura de geração de binário não alimentada. Não há necessidade de carregar o X-ble Shoulder separadamente, o que torna a sua manutenção e gestão muito práticas.

O X-ble Shoulder inclui materiais compostos de carbono e resistentes ao desgaste utilizados em veículos topo de gama. Os componentes que tocam diretamente o corpo foram concebidos para proteger contra lesões que podem ocorrer em instalações industriais, através da aplicação de material resistente ao impacto utilizado na parte superior da “almofada de impacto” da unidade.

Os componentes robóticos modulares e o colete amovível e lavável tornam o X-ble Shoulder é facilmente adaptável a vários ambientes de trabalho e compatível com o vestuário de trabalho padrão de diferentes setores porque os componentes robóticos são modulares e o colete é amovível e lavável.

A Hyundai vai começar a comercializar o X-ble Shoulder em duas versões, uma básica e outra ajustável. A versão básica foi concebida para tarefas em que o trabalhador vai mudando de posição e oferece até 2,9 kgf de assistência. A versão ajustável foi desenhada para tarefas que repetem o mesmo movimento e permite que os utilizadores definam o ângulo da unidade para obter a máxima assistência de binário, fornecendo até 3,7 kgf de assistência.

A X-ble Shoulder pesa cerca de 1,9 kg e pode ser ajustada para se adaptar ao utilizador. O comprimento do corpo é ajustável entre 406 mm e 446 mm, enquanto a unidade permite o movimento total do braço de 0 a 180 graus sem prejudicar as atividades de trabalho ou de descanso.

No desenvolvimento do produto, a Hyundai incorporou as sugestões dos cerca de 300 trabalhadores e gestores de saúde das fábricas do grupo que participaram no teste piloto realizado entre 2022 e 2024. O teste permitiu melhorar a facilidade de utilização, conforto, movimento do braço sem restrições, força de assistência ajustável e limpeza fácil.

Para além do X-ble Shoulder, a Hyundai Motor Group planeia desenvolver um robô industrial vestível, denominado “X-ble Waist”, para ajudar a levantar cargas pesadas e prevenir lesões na cintura e nas costas. A Robotics LAB tenciona igualmente desenvolver um robô médico vestível, denominado “X-ble MEX”, para a reabilitação de pessoas com dificuldades de locomoção.

De acordo com a Mordor Intelligence , o mercado de robôs vestíveis e exoesqueletos está estimado em 2,42 mil milhões de euros em 2024 e deverá atingir 9,72 mil milhões de euros em 2029.

Os robôs portáteis e os exoesqueletos estão a ser cada vez mais procurados na indústria médica e nos cuidados de saúde para melhorar a qualidade de vida de portadores de doenças congénitas e vítimas de acidentes. Também a indústria transformadora e a indústria de defesa estão a registar uma procura crescente.