Rolls-Royce confirma Silent Shadow 100% elétrico

30/05/2021

Marca britânica não irá apostar nos híbridos para preparar o caminho para a eletrificação total; berlina de luxo movida exclusivamente a baterias chega ao catálogo da marca ainda esta década.

A Rolls-Royce confirmou que continua a acelerar o desenvolvimento do seu primeiro automóvel 100% elétrico, que irá batizar de Silent Shadow, nome que remete para a tecnologia propulsão silenciosa e sem emissões de gases de escape e homenageia o icónico o Silver Shadow, carro mítico da marca produzido entre 1965 e 1980.

É provável que o primeiro veículo elétrico produzido em série pela Rolls-Royce chegue ao mercado para substituir o Wraith ou o Dawn. Ou talvez ambos. A única garantia é que será um automóvel 100% novo, usando a tecnologia do BMW i7, incluindo uma bateria com 100 kWh, para autonomia a rondar os 500 km.

Em 2011, a marca apresentou no Salão de Genebra o protótipo 102EX Concept, com base no Phantom, mas com dois motores elétricos a debitarem 395 cv de potência e 800 Nm; em 2016 voltou ao tema, com o espetacular 103EX (na foto).

“A eletrificação encaixa perfeitamente na Rolls-Royce – é poderosa, é super silenciosa,” disse o CEO da marca em entrevista ao Bloomberg. “Não somos propriamente conhecidos pelo rugido, motores barulhentos e notas de escape, e isso é uma grande vantagem”, acrescentou.