Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabe (mesmo) quando renovar a carta de condução?

Quem tirou a carta de condução antes de 2 de janeiro de 2013 terá de revalidar o título aos 50, 60, 65 e 70 anos. Seja qual for a validade que conste do documento.
A partir destas datas, a renovação da carta de condução terá de ser feita de dois em dois anos.
As multas pela não renovação poderão ir dos 120 aos 600 euros.
A validade inscrita na carta de condução poderá enganar os condutores. Nem sempre corresponde à verdade.
Quem deixar caducar a carta de condução por dois anos terá de sujeitar-se a um exame especial; se o “esquecimento” for de cinco anos, terá de voltar à escola e fazer novos exames de código e de condução.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cartas de condução anteriores a 2 de janeiro de 2013 têm de ser renovadas aos 50, 60, 65 e 70 anos

A renovação da carta de condução é uma exigência legal prevista pela lei da estrada. E o seu incumprimento, dentro dos prazos legais, é punível com multas calculadas entre os 120 e os 600 euros. Mas será que os condutores sabem mesmo quando deverão renovar os seus títulos? A GNR acredita que não e alerta agora para a situação. “Não deixe a sua carta de condução caducar”, avisa em mensagem pública.
Existem bons motivos para a GNR pensar que os condutores podem fazer confusão com a data de revalidação. Porquê? Independentemente da data de validade do documento, todos os títulos emitidos antes de 2 de janeiro de 2013 obrigam os seus titulares a renová-los aos 50, 60, 65 e 70 anos.
Depois disto, a renovação será obrigatória de dois em dois anos. Quem deixar passar dois anos sobre esta renovação, terá de fazer um exame especial para poder continuar a conduzir; se o “esquecimento” for de cinco anos, o infrator terá de voltar a fazer os exames de código e de condução.