M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os automóveis mais desportivos do mundo têm vindo a mudar de forma nos últimos anos. Os supercarros são a personificação da exploração dos limites da tecnologia automóvel, enquanto os desportivos para uso no dia-a-dia são agora mais parecidos com os veículos todo-o-terreno de outrora, como comprovado por modelos como o Porsche Cayenne ou Lamborghini Urus. E como é que uma marca conhecida por todo-o-terreno faria um supercarro? Talvez fosse algo parecido como este Jeep.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Jeep Ayastigi é uma proposta do designer Dejan Hristov, da Macedónia do Norte, inspirada no Jeep Grand Cherokee Trackhawk, mas com uma carroçaria coupé mais parecida com a dos veículos de competição que se costumam encontrar à partida do Rali Dakar. Aliás, de Jeep tem muito pouco, fora a grelha dianteira e o logótipo da marca, com o design a utilizar alguns elementos retro (de alguns ângulos, parece um coupé ao estilo do início dos anos 90, como um Nissan 300ZX), e a lembrar até as formas de carro de alguns bonecos clássicos dos Transformers.

Dejan Hristov fez o Ayastigi apenas para mostrar as suas capacidades como designer, e a Fiat Chrysler nunca deverá construir um Jeep do género, nem sequer como protótipo. Mas se fosse real, gostávamos de experimentá-lo numa pista, para ver o que o sistema de tração integral e o motor V8 de 717 cv eram capazes de fazer em conjunto. Sem dúvida, seria capaz de lutar de igual para igual com a maioria dos carros da Porsche, e talvez da Ferrari, até porque o design deixa adivinhar que tem um motor atrás.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.