Semana Europeia da Mobilidade da Amadora: o que vai acontecer?

12/09/2022

Passamos em relance as diversas atividades da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora que decorre de 16 a 22 de setembro.

A Semana Europeia da Mobilidade da Amadora (SEMA) irá decorrer de 16 a 22 de setembro, promovendo a mobilidade sustentável. Conheça o programa das atividades previstas:

3º Amadora Peddy Challenge

Dedicado a equipas de 3 amadorenses ou seus convidados, este passeio será efetuado num percurso que passará por alguns locais de interesse do concelho. Ao longo do trajeto, os participantes terão que responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, de forma divertida e descontraída, sempre numa ótica de promoção das mobilidades pedonal e coletiva, além do exercício físico.

Base do evento: Parque Central
Horário: 14.30h – 19.30h
Saiba mais e inscreva-se gratuitamente em https://amadoramove.pt/peddy-challenge/

4º Amadora Electric Challenge

A bordo dos seus automóveis sustentáveis, os participantes terão oportunidade de conhecer melhor a Amadora, responder a perguntas de observação e de sustentabilidade, executar algumas tarefas e divertir-se enquanto o fazem.

Os prémios incluem estadias em hotéis com postos de carregamento, como o Arribas Sintra, na Praia Grande, o Villa Batalha ou o D. Luis, em Elvas. Mas também pode ganhar a experimentação de karts elétricos na EuroIndy – Kartódromo da Batalha ou no Indoor da Marina de Albufeira. Isto já para não falar de óptimos artigos do Lidl, do Ikea e da Leaf Wash.

Base do evento: Parque Central
Horário: 14.30h – 19.30h
Saiba mais e inscreva-se gratuitamente em https://amadoramove.pt/eletric-challenge/

3º OnMobility Amadora

Conferência sobre “Mobilidade integrada – sustentabilidade e futuro”, a realizar no dia 20 de setembro, nos Recreios da Amadora (Av. Santos Matos), podendo também ser acompanhada online.

O painel da manhã será dedicado a Ouvir os Cidadãos, chamando representantes de instituições locais e atores da sociedade civil para darem o seu contributo para uma evolução positiva da mobilidade na Amadora. Estes amadorenses apresentarão as suas ideias e ambições, trazendo à discussão as suas formas de viver e sentir a cidade.

A parte da tarde está reservada para Ouvir os Especialistas. Neste painel estarão representantes das várias vertentes dos transportes, para que debatam as suas visões sobre medidas e soluções a adotar para uma eficaz integração intermodal. Da ferrovia à bicicleta, dos autocarros ao sharing, da trotineta ao automóvel.

Volta Metropolitana Amadora 2022

Inserido no projeto mobilidade do município, a Câmara Municipal da Amadora, em colaboração com o Grupo Cicloturismo Estrelas da Amadora, irá realizar, no dia 17 de setembro, um passeio de cicloturismo com um trajeto que parte da Amadora com breves passagens pelos municípios vizinhos, numa ótica de promoção da mobilidade suave, da utilização da bicicleta e da coordenação da mobilidade a nível intermunicipal e metropolitano com um percurso a rondar os 42 km.

Mais informações zqui: https://www.estrelasdaamadora.pt/web/index.php/volta-metropolitana-22

Passatempo 1 Semana, 7 Ideias

Trata-se de um passatempo com o intuito é apelar à participação de todos com o intuito de serem apresentadas propostas e ideias para a introdução de uma mobilidade sustentável no dia a dia.


Outras atividades previstas podem ser consultadas aqui.