Prova com muitos incidentes e reviravoltas, o Grande Prémio disputado nas ruas de Baku voltou a ter momentos de grande ação: a mais inesperada decorreu a apenas cinco voltas do fim, quando Verstappen viu acontecer-lhe o mesmo que a meio da corrida havia acontecido a Lance Stroll (Aston Martin), com o rebentamento de um pneu do seu Red Bull a provocar um embate violento com os muros que delimitam a pista. O holandês liderava desde as paragens nas boxes, superando o então líder Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), e preparava-se para ampliar a sua vantagem no campeonato de pilotos quando foi obrigado a abandonar.
Com o monolugar acidentado no meio da pista, a direção de corrida optou por interromper a prova, ficando por cumprir três voltas de prova, mas com as equipas a poderem trocar os pneus gastos por novos, com Michael Masi, diretor de corrida, a aceitar a recomendação de Christian Horner, diretor desportivo da Red Bull, de que seria melhor interromper a prova para que todos pudessem montar pneus novos. “Michael [Masi], sei que deves estar muito ocupado agora, mas nós não tivemos qualquer indicação de que o pneu fosse rebentar, nem na telemetria, nada… Seria melhor interromper a prova antes que aconteça outra vez”, ouviu-se na transmissão televisiva, numa mensagem de Horner para Masi.
https://twitter.com/F1/status/1401560274608525318
Tomada a decisão de reiniciar a prova – havia a dúvida se tal aconteceria na medida em que estava cumprida mais de 75% da corrida –, a grelha foi definida pelas posições anteriores à volta da bandeira vermelha, ou seja, com Perez na frente de Hamilton, Sebastian Vettel (Aston Martin), Pierre Gasly (AlphaTauri) e Charles Leclerc (Ferrari). Cada um deles teve uma prova de sortes distintas, mas já lá iremos.
No reinício, Hamilton partiu ligeiramente melhor, chegando à primeira curva pouco à frente de Perez, mas com os pneus frios no seu carro, não conseguiu fazer a curva e foi em frente na escapatória, assim colocando um ponto final nas suas aspirações de ganhar pontos a Verstappen. Perez ficou isolado na frente e rumou para um triunfo inesperado, mas muito saboroso para o mexicano, que se tem dado bastante bem com os ares de Baku.Na segunda posição ficou um dos homens da corrida, o alemão Sebastian Vettel, que fez uma longa primeira parte da corrida, chegando mesmo a liderar enquanto Verstappen e companhia faziam as suas paragens nas boxes, mas uma boa estratégia e a agressividade correta valeram-lhe um segundo posto que já há mais de um ano que não era ‘posse’ de Vettel, agora na Aston Martin. No lugar mais baixo do pódio mais um prova de grande nível, esta realizada por Pierre Gasly, que andou sempre perto dos homens da frente e que graças a uma estratégia melhor do que a de Leclerc e de uma defesa inteligente na última volta face ao ataque do monegasco, conseguiu ficar com o terceiro posto.
Já Leclerc, que partiu na pole position, liderou apenas duas voltas antes de ser passado por Lewis Hamilton, sendo também passado nas primeiras voltas por Verstappen e Perez, demonstrando que, apesar dos bons ritmos de qualificação, o Ferrari ainda não luta de igual para igual com os melhores carros do pelotão. Acabou por ficar na quarta posição, falhando por pouco o pódio, resistindo, por sua vez, ao avanço final de Lando Norris (McLaren), também ele em grande forma ao aproveitar os azares alheios, mas com uma ótima recuperação, uma vez que após o arranque da corrida chegou a estar fora dos dez primeiros.
O mesmo se pode dizer de Fernando Alonso (Alpine), que graças a um ótimo arranque na segunda partida, saltou bem para o meio dos lugares pontuáveis, terminando em sexto, logo à frente de Yuki Tsunoda (AlphaTauri), que voltou a pontuar depois de algumas corridas pouco positivas. Carlos Sainz (Ferrari) ficou na oitava posição, podendo queixar-se de um erro seu pouco depois da sua paragem nas boxes, indo em frente ao queimar uma travagem com os pneus ainda frios, caindo assim para fora dos lugares pontuáveis. Viria a recuperar posições, mas poderia ter sido um resultado melhor para o espanhol.
Daniel Ricciardo (McLaren) terminou em nono lugar, logo à frente de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), que selaram as posições pontuáveis. Nota para o facto de Valtteri Bottas nem sequer ter conseguido chegar aos pontos, pelo que a Mercedes-AMG sai de Baku sem qualquer ponto na tabela de construtores, contra os 25 da Red Bull.
1 Sergio Perez Red Bull Racing 51 voltas
2 Sebastian Vettel Aston Martin Cognizant +1.385s
3 Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri Honda +2.762s
4 Charles Leclerc Scuderia Ferrari Mission Winnow +3.828s
5 Lando Norris McLaren F1 +4.754s
6 Fernando Alonso Alpine F1 +6.328s
7 Yuki Tsunoda Scuderia AlphaTauri Honda +6.624s
8 Carlos Sainz Scuderia Ferrari Mission Winnow +7.709s
9 Daniel Ricciardo McLaren F1 +8.874s
10 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Racing Orlen +9.576s
11 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Racing Orlen +10.254s
12 Valtteri Bottas Mercedes AMG Petronas +11.264s
13 Mick Schumacher Uralkali Haas F1 +14.241s
14 Nikita Mazepin Uralkali Haas F1 +14.315s
15 Lewis Hamilton Mercedes AMG Petronas +17.668s
16 Nicholas Latifi Williams Racing +42.379s
NC George Russell Williams Racing 48 voltas
NC Max Verstappen Red Bull Racing 46 voltas
NC Lance Stroll Aston Martin Cognizant 29 voltas
NC Esteban Ocon Alpine F1 3 voltas