Lançando o seu primeiro automóvel 100% elétrico, a Skoda dá um passo decisivo no caminho da mobilidade elétrica. O Enyaq iV recorre às ferramentas técnicas do Grupo Volkswagen para se consolidar como um dos modelos mais esperados deste ano, oferecendo três variantes de bateria com a maior a anunciar mais de 500 quilómetros de autonomia com uma única carga.

Ao contrário dos demais modelos elétricos concebidos com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Enyaq iV é o primeiro a ser produzido fora da fábrica alemã de Zwickau, com a Skoda a recorrer à sua histórica infraestrutura de Mladá Boleslav para o efeito. Apesar da mudança de motorização, o conceito geral deste elétrico não foge ao que já é conhecido na Skoda: espaço abundante a bordo, tecnologia funcional inovadora e um design mais emocional que reflete os ideais da marca, num misto de SUV com um compacto.

Com aerodinâmica cuidada, apesar do volume, o Enyaq iV revela um coeficiente de 0.257 Cx, tirando partido de soluções como a grelha fechada ou o spoiler traseiro para uma maior eficiência geral. Os faróis dianteiros, disponíveis em dois níveis, possuem sempre tecnologia LED, com o topo de gama a ser o de Matriz LED. Em complemento para um visual mais distinto, embora ainda não esteja disponível, um dos elementos que promete destacar a aparência dianteira deste SUV é a grelha opcional ‘Crystal Face’, que conta com 131 LED para iluminação. Essa grelha ‘Crystal Face’ também pode ser combinada com a função Coming/Leaving Home, para produzir um efeito único. Os indicadores com função de luz de circulação na parte traseira do SUV elétrico são outras das características, a par de grupos óticos trabalhados. Terá ainda oito opções de jantes, com dimensões entre as 18 e as 21 polegadas.

No interior, a enormidade do espaço combina-se com a tecnologia, destacando-se no tablier o painel tátil com 13 polegadas, que congrega a grande maioria das funcionalidades do veículo, desde a multimédia, à climatização, passando ainda pela navegação ou aplicações de conectividade. À frente do condutor está um ecrã de 5.3 polegadas de aparência mais simples e configurável, complementado por um ‘head-up display‘ que coloca no para-brisas as principais informações de condução. Um dos pontos fortes é o sistema opcional de realidade aumentada que é igualmente projetado no para-brisas, dando as indicações da navegação de forma mais detalhada.

Entre os sistemas tecnológicos em destaque, nota ainda para os sistemas de estacionamento controlado remotamente através da aplicação MySkoda. Além disso, o novo SUV está sempre online e inteligentemente ligado, com a aplicação Skoda Connect a permitir o controlo do carregamento da bateria e a climatização do interior de forma remota. A Skoda aponta ainda diversos locais de arrumação no habitáculo que reforçam a sua funcionalidade, como por exemplo os espaços para as garrafas de 1,5 litros nas portas. A bagageira, com portão elétrico, também se destaca pelos seus 585 litros de capacidade, que pode chegar aos 1710 litros com o rebatimento dos encostos traseiros.

Na construção, uma vez mais, a solidez irrepreensível que já é norma nos automóveis da marca checa, a que se juntam diversas soluções de funcionalidade ao abrigo da filosofia ‘Simply Clever’, como a do chapéu de chuva na porta, o raspador de gelo, o Pack Sleep para facilitar as dormidas em viagem nos bancos traseiros ou o local para esconder o cabo de carregamento sob o piso da bagageira.

Por outro lado, desta feita, a Skoda optou por contar com ambientes interiores distintos (denominado ‘Design Selections’), com estilos Studio (50), Loft (50, 60, 80), Lodge (60 e 80), Lounge (60 e 80), Suite (60 e 80) e EcoSuite (60 e 80). As Design Selections opcionais são orientadas para um estilo de vida moderno e expandem as linhas de
equipamento existentes, com elementos de design específicos de cada seleção: bancos, painel de instrumentos, apoio de braços, consola central, inserções de porta, friso decorativo, iluminação e tapetes.

Três opções motrizes

Na fase de lançamento em Portugal, o Enyaq iV conta com três opções de bateria e potências distintas, que variam entre os 109 e os 150 kW – ou seja, entre os 150 e os 204 CV. Com tração traseira, as três opções de bateria possibilitam autonomias distintas: a versão 50 conta com uma capacidade de 55 kWh para uma autonomia WLTP de 355 quilómetros, enquanto a 60 recorre a uma bateria de 62 kWh para autonomia de 413 quilómetros. Por fim, a versão 80 conta com uma bateria de 82 kWh, o que lhe garante uma autonomia de 537 quilómetros em ciclo WLTP. Pode rebocar reboques com peso até 1400 kg (8% de declive) ou 1200 kg (inclinação de 12%).

Como acontece em outros modelos da marca, o Enyaq iV está disponível com seleção do modo de condução. São seis modos (Eco, Eco+, Conforto, Normal, Desportivo e Individual) que o utilizador pode usar não só para controlar a resposta do veículo ao acelerador, mas também o binário disponível, a velocidade máxima e a intensidade do ar condicionado. O modo Eco+ chegará depois, sendo atualizado pela marca.

Mais tarde, em 2022, virão outras variantes, esperando-se a chegada de versões 80x, com tração integral e 265 CV de potência, e a mais desportiva RS iV, também com tração integral, mas com 306 CV de potência, que lhe permitirá acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos. Ambas terão uma autonomia prometida de 460 quilómetros. Também terá versão coupé para um formato mais dinâmico, incluindo com versão RS.

Carregamento variado

Dependendo do método de carregamento (CA/CC – corrente alternada/corrente contínua) e da capacidade da bateria, é possível recarregar a bateria (até 80%) em apenas 35 minutos. A versão 50 tem um carregador de bordo de 7.2 kW, enquanto as 60 e 80 têm um carregador integrado de 11 kW, o que aumenta a sua versatilidade no carregamento em CA.

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Nesses, usando o cabo Modo 3, fornecido de série, é possível carregar com potência máxima de 11 kW por hora em estações públicas de carregamento CA (corrente alternada). A solução universal de carregamento CA vem com o Carregador Universal iV, que funciona como um carregador de parede móvel e permite carregar com potência de saída até 11 kW, a partir de qualquer tomada e em qualquer lugar. Em estações de carga CC (corrente contínua) de alta potência, o ENYAQ iV pode ser carregado, de série, com
potência de saída máxima de 50 kW. Porém, opcionalmente, pode receber sistema de carregamento rápido CC de 100 kW no 60 e de 125 kW no 80. A bateria de 82 kWh, por
exemplo, pode ser carregada a 80 por cento em apenas 38 minutos, em potentes postos de carregamento DC.

A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg, representada em Portugal
pela SIVA, também oferece soluções alavancadas para modelos elétricos. Para clientes particulares, disponibiliza ‘wallboxes’ para uso doméstico, que vão de 3.6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil POWER2GO, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de
potências (3.6 kW a 22 kW CA). A MOON também propõe carregadores rápidos,
com 75 kW de capacidade.

Disponível no mercado esta semana, o novo Enyaq iV é proposto com preços base de 35.813€ para o modelo 50, de 39.840€ para o 60 e de 46.440€ para o 80.

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