Intensificando a sua ofensiva de mobilidade elétrica, a Skoda vai lançar mais três veículos elétricos a bateria até 2026, numa aposta que não irá terminar por aí. Um desses modelos será um elétrico acessível com preço abaixo dos 25.000€.

Com o objetivo de aumentar a quota de entregas de veículos elétricos na Europa para mais de 70% até 2030, a Skoda irá investir 5.6 mil milhões de euros no setor da eletrificação até 2027.

A base estratégica para a expansão dinâmica da empresa foi lançada, com a nova identidade de marca ‘Explore More’ a liderar o caminho. Traz consigo uma nova linguagem de design, um novo logótipo e a mudança mais radical da sua identidade corporativa nos últimos 30 anos. Será também ao abrigo dessa estratégia ‘Explore More’ que o reforço da ofensiva na mobilidade elétrica será feita.

A Skoda espera introduzir três novos veículos elétricos nos segmentos pequeno, compacto e grande já em 2026. Os primeiros detalhes serão apresentados no segundo trimestre de 2023, mas é esperado que um desses seja um pequeno elétrico acessível como o que a Volkswagen apresentou esta semana, o ID. 2all, com um preço inferior aos 25.000€.

A plataforma MEB Entry do Grupo Volkswagen que será utilizada nos modelos de custo mais baixo será partilhada pelos elétricos da Volkswagen, CUPRA e Skoda.

O objetivo é oferecer uma gama completa de produtos elétricos, desde automóveis de nível básico a veículos familiares espaçosos e aumentar a quota de BEV nas vendas europeias para mais de 70% até 2030. Para atingir estes objetivos, o fabricante de automóveis irá investir 5.6 mil milhões de euros na eletrificação e mais 700 milhões de euros na digitalização até 2027.

Ainda no âmbito da descarbonização da sua frota, a Skoda Auto pretende reduzir as emissões em mais de 50% até 2030, em comparação com 2020. Durante a fase de transformação, os veículos com motores de combustão interna (ICE) também irão desempenhar um papel crucial: o fabricante de automóveis vai otimizar consistentemente os seus modelos económicos com motores de combustão e apresentará a nova geração das séries de modelos Superb e Kodiaq no final deste ano.

Ambos os modelos estarão também disponíveis com unidades híbridas plug-in, uma estreia na gama de modelos Kodiaq.

Reforço na sustentabilidade

A Skoda Auto está também a dedicar-se aos seus ambiciosos objetivos noutra área da sua ‘Next Level Skoda Strategy 2030’, adotando uma abordagem completa da sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor. Em termos de produção sustentável, a Skoda está a incorporar cada vez mais materiais recicláveis nos seus modelos, mas também está empenhada em reciclar as baterias de alta tensão dos seus veículos elétricos.

A marca estará também a operar as suas três fábricas checas com emissões líquidas de carbono zero até ao final da década. A quota de energias renováveis nas instalações checas era de cerca de 35% em 2022. Para a fábrica de Pune, Índia, a Skoda encomendou recentemente um dos maiores sistemas de telhados de energia solar do país na indústria automóvel, cobrindo até 30% do consumo total de energia da fábrica.