Na era em que a digitalização e a conectividade assumem contornos fundamentais, cinco empresas de diferentes setores, dentre elas a Renault, anunciaram um acordo para a criação de um ecossistema digital para a inovação na mobilidade inteligente, com a denominação Software République. Fruto deste esforço colaborativo, serão oferecidos mais serviços, funções e segurança aos consumidores da área automóvel.

Esta plataforma digital nasce a partir de uma parceria entre o Grupo Renault, a Atos, a Dassault Systèmes, a STMicroelectronics e a Thales, procurando oferecer aos clientes da mobilidade soluções diversificadas e seguras para as cidades, regiões e negócios com base nas suas necessidades. A análise de dados e a proteção dos mesmos tornar-se-á decisiva, procurando dessa forma responder de forma melhorada aos anseios dos utilizadores.

Na conferência de apresentação desta nova plataforma de cooperação gaulesa estiveram os CEO das empresas, com Luca de Meo a representar o Grupo Renault, Elie Girard a Atos, Bernard Charlès a Dassault Systèmes, Jean-Marc Chèry a STMicrolectronics e Patrice Caine a Thales, com todos eles a destacarem a preponderância da inteligência artificial, cibersegurança, conectividade e eletrónica integrada nos veículos para contribuir na oferta dos serviços e produtos.

Apesar de contar com estes cinco fundadores, a plataforma não estará fechada e poderá admitir novos membros e o desenvolvimento de colaborações abertas.

Antevendo um crescimento exponencial no mercado da mobilidade global até 2035 – cerca de 60% para um valor em redor de 11.000 milhões de euros, de acordo com um estudo do Boston Consulting Group –, estas cinco companhias traduzem o sentido de urgência para o envolvimento coletivo do Estado francês da própria Europa no sentido de conceberem um ecossistema coletivo que garanta a soberania em muitos dos elementos da nova mobilidade, quer em serviços, quer em componentes, sabendo-se hoje do potencial de disrupção que os mesmos podem sofrer.

“Na cadeia de valor da nova mobilidade, os sistemas integrados de inteligências são a nova força dominante, na qual toda a pesquisa e investimento estão agora concentrados. Enfrentando este novo desafio tecnológico, estamos a escolher jogar coletiva e abertamente. Não haverá centro de gravidade, o valor de cada um será multiplicado por outros. A experiência combinada em cibersegurança, microeletrónica, energia e gestão de dados vai-nos permitir desenvolver soluções inovadoras e de ponta para mobilidade responsável, partilhada e de baixo carbono, proveniente da Europa”, referiu Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Três pilares cooperativos

A Software République terá em atenção três pilares essenciais para a cooperação, estando os mesmos já identificados – sistemas inteligentes que permitam a conectividade segura entre veículos e o seu ambiente digital e físico, sistemas de simulação e de gestão de dados para otimizar fluxos e um ecossistema energético para simplificar os processos de carregamento nos veículos elétricos.

A título de exemplo, alguns dos tópicos discutidos por esta nova sociedade envolvem o desenvolvimento de tecnologias e serviços que permitam o carregamento de forma automática (Plug & Charge) ou a otimização de fluxos de mobilidade para os territórios, permitindo a troca de informações de mobilidade entre cidades e regiões de forma instantânea, o que permitirá aos clientes escolher o meio de mobilidade mais adequado para si em termos de tempo, conforto e energia, mas também o fortalecimento da oferta por parte dos operadores.

De igual forma, com estes recursos, a gestão urbanística pode também ser alterada ou até antecipada com vista à utilização dos meios adaptados aos referidos fluxos de mobilidade.

Por fim, a Software République também vai procurar criar um fundo de investimento que ajude a financiar as startups promissoras e uma incubadora no campo das tecnologias de mobilidade inteligente, podendo aceder a desenvolvimento colaborativo virtual e a um ambiente de experimentação.