Stella Li, vice-presidente executiva da BYD Company Limited e CEO da BYD Americas, inaugurou ontem em Lisboa, juntamente com Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto e CEO Distribuição Automóvel Internacional, um novo concessionário Caetano Tec BYD.
A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV), chegou a Portugal em maio de 2023 e tem alcançado crescente confiança do público como atestam a quota de 5,8% no segmento dos veículos ligeiros 100% elétricos, em valor acumulado desde o início do ano.
“A parceria entre o Grupo Salvador Caetano e a BYD é para nós um motivo de grande orgulho, pois representa a aposta da estratégia do GSC na eletrificação e no contributo para acelerar a transição para uma mobilidade elétrica, mais sustentável e acessível a todos.” – refere Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto.
A nível mundial a BYD celebrou a produção do veículo número 8 milhões (em julho) e alcançou a marca de 1.920.968 unidades vendidas entre janeiro e julho de 2024. Este resultado corresponde a uma quota de mercado de veículos movidos a novas energias de 22% e a oitava posição da BYD, em absoluto, entre todos os construtores a nível global.
“A BYD é a primeira e única empresa no mundo a fornecer soluções completas de veículos de novas energias para o mercado global. Estas conquistas da BYD são impulsionadas pelo foco e compromisso da marca na inovação tecnológica, como parte do contributo para tornar a mobilidade elétrica acessível a todos os consumidores.” – refere Stella Li, VP executiva da BYD Company Limited.
Atualmente, a BYD está presente em 88 países e regiões e em mais de 400 cidades, com unidades de produção estabelecidas na China, Brasil, Tailândia e Uzbequistão e em desenvolvimento na Hungria, Turquia e México, contribuindo para a transição sustentável da mobilidade.
No último ano a BYD investiu cerca de 5 mil milhões de euros em R&D (Investigação e Desenvolvimento), em onze centros de pesquisa, mais do que duplicando o investimento do período homólogo. A empresa conta com mais de 100 mil funcionários dedicados a esta área e contabiliza um registo global de mais de 48.000 patentes, contribuindo de forma sólida para avanço da tecnologia e acesso a uma mobilidade mais sustentável.
A BYD está empenhada em tornar a mobilidade elétrica acessível a todos os consumidores e contribuir para a transformação e o progresso da indústria automóvel. Olhando para o futuro, a BYD prosseguirá firmemente a sua visão de “Contribuir para o arrefecimento do Planeta em 1°C”, impulsionando continuamente o desenvolvimento sustentável global.
Presença da BYD em Portugal
A BYD tem atualmente em Portugal uma gama composta por seis modelos 100% elétricos e um plug-in híbrido. A gama é composta pelo citadino BYD Dolphin, o expressivo e dinâmico SUV BYD ATTO 3, o elegante sedan BYD HAN, o SUV familiar de sete lugares BYD TANG, o sedan desportivo SEAL e o SUV SEAL U, este último, recém-lançado em solo nacional e também disponível em versão DM-i (tecnologia plug-in híbrida). A BYD conta ainda em Portugal com o ETP3 um veículo comercial ligeiro 100% elétrico.
A confiança e reconhecimento da qualidade da BYD ficou patente em menos de nove meses de presença em Portugal, com uma tripla vitória do BYD SEAL no “Prémio Carro do Ano de 2024”, “Prémio Elétrico do Ano” e “Prémio Design”, nos prémios Carro do Ano em Portugal. Este prémio, atribuído por um painel de jornalistas portugueses, tem ainda um significado histórico já que representa a primeira vez que um veículo 100% elétrico vence a categoria principal de “Carro do Ano em Portugal” e foi o BYD SEAL esse modelo.
O BYD SEAL venceu ainda o “Prémio Automóvel Clube de Portugal Elétrico do Ano 2024 – na categoria familiares”, marcando mais um feito histórico para uma marca com pouco mais de um ano de presença no mercado nacional.
A abertura do concessionário BYD | Caetano Tec, na Av. Marechal Gomes da Costa, nº 12, em Lisboa, representa mais um passo no objetivo da marca de cobrir todo o território nacional, com representação em 21 locais em Portugal continental e ilhas, até final de 2024.