Stellantis assina acordo vinculativo com a Element 25 Limited

12/01/2023

A Stellantis e a Element 25 Limited anunciaram a assinatura de um acordo vinculativo para que a Element 25 forneça à Stellantis sulfato de manganésio monoidratado de elevado teor de pureza para baterias de veículos elétricos (EV).

O acordo a cinco anos aponta para que os fornecimentos arranquem em 2026, num volume total de 45.000 toneladas e inclui opções para a extensão quer dos prazos de fornecimento, quer dos volumes.

A Element 25 irá fornecer o material a partir do seu projeto “Butcherbird”, na Austrália Ocidental, e planeia construir uma instalação de processamento nos Estados Unidos. A Stellantis irá fazer um investimento de capital na Element 25.

O acordo com a Element 25 reforça a estratégia de eletrificação da Stellantis, que passa por garantir o fornecimento substancial de matérias-primas para a produção de veículos elétricos a bateria (BEV). O manganésio é um elemento estabilizador chave no cátodo das baterias EV.
A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, enquanto pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria no que diz respeito ao total de gastos Capex e I&D face às receitas.