M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há sete meses, a polícia do cantão de Basileia, na Suíça, recebeu três unidades do Tesla Model X, mas problemas de segurança, relacionados com as habituais atualizações de sistema da marca americana, poderiam permitir que qualquer membro do público pudesse localizar a posição dos veículos policiais. Agora, finalmente, este problema foi resolvido e os novos veículos com poluição zero ao serviço das forças de autoridade entraram finalmente ao serviço.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Dois dos três Tesla já estão a ser usados pela polícia de Basileia, com o terceiro veículo a ficar na reserva, em caso de problema com os outros dois. A Tesla vai entregar mais quatro unidades do Model X às autoridades helvéticas até ao final do ano, fazendo desta a maior frota policial de carros da Tesla do mundo. Os agentes colocados ao serviços ao volante destes carros necessitaram de um curto treino adicional para poderem usar os carros elétricos, que têm acelerações instantâneas bem mais fortes que os antigos carros a gasóleo.

Mesmo com o preço elevado dos carros elétricos americanos, a polícia de Basileia espera poupar muito dinheiro em combustível e nos custos de manutenção associados a motores de combustão. Terminado o tempo de utilização natural dos Tesla Model X, o seu preço de revenda também será maior do que o de qualquer outro carro da frota policial. Os carros da polícia suíça juntam-se aos dois Tesla Model S que são usados pela Polícia do Luxemburgo. Aonda na Europa, a polícia britânica está a considerar aderir ao carro americano.