A indústria automóvel e a robótica estão a caminhar de mãos dadas na era da eletrificação e não apenas no que diz respeito às tecnologias de condução autónoma. Outras soluções de mobilidade estão a ser testadas com resultados empolgantes. Um bom exemplo disso chega pela mão da Suzuki, a marca japonesa que se atreveu a apresentar esta espécie de automóvel, que combina as caraterísticas de carro, motor e quad.
Chama-se MOQBA, acrónimo de Modular Quad Based Architecture e nasceu no Yokohama Research Institute, um dos centros de tecnologia da Suzuki no Japão.
Mede um máximo de 1,30 metros em comprimento e apenas 91,5 cm de largura, com o condutor sentado a 1,50 m de altura.
O Suzuki MOQBA combina um sistema de propulsão nas quatro rodas que complementa as suas ‘pernas’ articuladas com as quais pode enfrentar outros terrenos que não o asfalto. Ou seja, o facto de poder usar as quatro patas em vez das rodas para se deslocar faz com que seja ideal para evoluir nos terrenos acidentados do campo ou da montanha e subir escadas.
O protótipo será uma das estrelas do Salão Automóvel de Tóquio, o Japan Mobility Show, a partir do próximo dia 26 de outubro.