Os habitantes do Texas, EUA, que têm elétricos vão passar a pagar uma taxa de 200 dólares por ano. Quem comprar um EV terá de pagar 400 dólares de adiantado pelos dois primeiros anos.
Os proprietários de veículos elétricos no Texas terão uma taxa de US$ 200 acrescentada aos seus custos anuais de registo a partir de 1 de setembro para impedir o que os legisladores chamam de desigualdade entre condutores de EV e proprietários de veículos movidos a gasolina – a taxa beneficiará o State Highway Fund (Fundo Rodoviário Estadual), que constrói e repara estradas e é financiado principalmente pelos impostos sobre a gasolina.
Quem adquirir um novo veículo elétrico terá que pagar adiantado dois anos de registo – US$ 400.
Os defensores da medida (Senate Bill 505) alegam que os condutores de veículos elétricos, que não pagam impostos estaduais ou federais sobre a gasolina, deveriam contribuir com a sua quota parte justa para a manutenção das estradas estaduais que também utilizam. Por seu lado, os defensores do aumento da utilização de veículos elétricos consideram que a nova taxa desencorajará algumas pessoas de escolher um 100% elétrico.
A justificação para a taxa de 200 dólares
As agências estatais do Texas estimaram num relatório de 2020 que o Estado perdeu uma média de US$ 200 por ano em impostos federais e estaduais sobre a gasolina quando um veículo elétrico substituiu um movido a gás. As agências consideraram a taxa “a solução mais direta”.
Sam Abuelsamid, analista de pesquisa para ecossistemas de mobilidade da Guidehouse Insights, declara ao Texas Standard que 33 estados agora têm algum tipo de taxa sobre os EV, com o Texas a ter uma das taxas mais altas.
Essas taxas atualmente variam de US$ 50 a US$ 225. Califórnia, Indiana, Mississippi, Utah e Michigan têm em vista a aprovação de legislação que aumentará as tarifas dos veículos elétricos ao longo do tempo e com ajustes baseados na inflação ou no índice de preços ao consumidor (IPC).
“Precisamos urgentemente de colocar mais veículos elétricos nas estradas”, refere Luke Metzger, diretor executivo da Environment Texas ao Texas Tribune. “Qualquer aumento de taxa poderia criar uma barreira adicional para os texanos, e particularmente para os texanos de rendomentos mais moderados ou baixos, fazerem essa transição.”
Tom Smith, diretor executivo da Texas Electric Transportation Resources Alliance, defendeu uma taxa baseada no número de quilómetros que uma pessoa conduz com o seu veículo elétrico, o que refletiria melhor o impacto nas infraestruturas rodoviárias.