Tiago Reis venceu Baja TT Norte de Portugal

07/05/2023

Depois do segundo lugar no sábado, no primeiro setor seletivo, o piloto de um Toyota Hilux da categoria T1+ não deu hipótese nas duas corridas deste domingo.

 

Tiago Reis, com o navegador Válter Cardoso, em Toyota Hilux da categoria T1+, venceu a
Baja TT Norte de Portugal, que decorreu este fim de semana nos concelhos de Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros. Depois do segundo lugar do primeiro setor seletivo (169 quilómetros), no sábado, tendo ficado a 9 segundos de João Dias, Tiago Reis não deu hipótese nos dois setores seletivos deste domingo. Venceu ambos, com tempos de 1:32:10.8 no segundo setor e 40:21.8 no terceiro.

No segundo setor (93,2 quilómetros), Tiago Reis impôs-se ao piloto João Ramos (navegador Pedro Ré), em Toyota Hilux, classe T1+, por quase um minuto e meio (+1:26.0) e a João Dias (navegador João Miranda), ao volante de um Canan Maverick X3, classe T3 (+1:26.9).

No terceiro setor seletivo (41,7 quilómetros), Reis teve menos margem, mas mesmo assim
bateu a concorrência: João Ramos (+3.9) e Alexandre Pinto (navegador Gonçalo Magalhães), em Canan Maverick X3, classe T3 (+6.9). Refira-se que esta dupla venceu o prólogo, na sexta-feira, com um tempo de quase seis minutos (5:57.9).

No final da Baja TT Norte de Portugal, Tiago Reis acabou com um tempo de 4:13:39.8, João Dias ficou com +1:44.3 e João Ramos +2:30.8. O vencedor confessa que entrou no segundo setor “muito focado e com o objetivo de o vencer”, tendo conquistado “uma vantagem muito significativa para os adversários”.

No terceiro setor limitou-se “a manter”, mas mesmo assim conseguiu vencê-lo.
“Estamos muito contentes!”, sublinhou. O foco principal é o campeonato, em que diz
“pensar diariamente” para no final da época conseguir “um bom resultado”. Depois do segundo lugar em Beja e do primeiro em Badajoz, em Espanha, a vitória em Trás-os-Montes é “um passo grande em frente no campeonato”.

João Dias prometeu sair ao ataque no segundo setor seletivo e cumpriu. Venceu a sua
categoria T3, mas não logrou o mesmo sucesso na geral. “Fui ao ataque, mas o Tiago imprimiu um ritmo louco e conseguiu levar a melhor sobre mim no segundo setor. No último foi só gerir e pensar na categoria, deixando a geral para ele, que está de parabéns”.

“As coisas começam a compor-se para o campeonato, depois do terceiro lugar em Beja e a vitória na classe em Espanha, mas ainda faltam muitas provas”, admite.

João Ramos considera que o terceiro lugar “é muito bom, é excelente” face a alguns
problemas com que se viu confrontado. Todavia, “para quem está a lutar por um campeonato todos as provas e todos os pontos contam” e, nesse sentido, assume que “sai um bocado aborrecido com a posição”. Quanto ao campeonato, admite que “ainda está tudo em aberto”, depois de ter vencido em Beja e desistido devido a avaria em Espanha.

A Baja TT Norte de Portugal foi organizada pelo CAMI – Motorsport e teve quase 50
pilotos em competição. Nuno Loureiro, presidente do CAMI, fez um “balanço positivo” e prometeu que “a prova é para continuar”, para se “afirmar como a grande prova de todo-o-terreno a nível nacional”.

A Baja TT Norte de Portugal uma prova pontuável para a Taça Ibérica de Todo-o-Terreno e
para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AM 48. Depois das bajas Montes Alentejanos (Beja), Dehesa (Extremadura de Espanha) e Norte de Portugal (Valpaços, Murça e Macedo de Cavaleiros), ficam a faltar as bajas de Loulé (26 a 28 de maio), Sharish (Reguengos, Mourão e Redondo, de 22 a 24 de setembro), Oeste (6 a 8 de outubro) e Portalegre (27 e 28 de outubro).

Texto e fotos: Eduardo Pinto