Toyota está a criar sistema de cartuchos para carregar o carro com hidrogénio

04/06/2022

Cartuchos de hidrogénio que podem ser retirados à mão e substituídos por outros atestados. A Toyota está a trabalhar num sistema de depósitos amovíveis para acelerar o processo de abastecimento dos veículos movidos com recurso a pilha de combustível (fuel cell).

A Toyota acredita que o futuro do automóvel passa pela combinação de tecnologias, por isso investe simultaneamente no lançamento de uma gama completa de automóveis alimentados apenas por baterias e no desenvolvimento de sistemas alternativos, como o Fuel Cell, ou pilha de combustível, que disponibiliza, por exemplo, na 2.ª geração do Mirai.

E o desenvolvimento mais recente nesta área esta na tecnologia de recarga portátil de hidrogénio, projetada em parceria com os especialistas da Woven Planet, uma empresa subsidiária do gigante japonês, e que será oficialmente apresentada na 24 Horas de Fuji. Trata-se de uma alternativa aos carregamentos nos postos convencionais, através de um sistema de cartuchos de dimensões suficientes compactas (180 milímetros de diâmetro e 400 milímetros de altura, para um peso máximo de 5 kg), para poderem ser retirados e colocados no automóvel à mão pelo próprio condutor.

A ideia é garantir uma maior versatilidade de utilização do combustível, uma vez que permite transportar o hidrogénio facilmente a qualquer lugar onde não exista una infraestrutura de recarga. O fabricante também assinala que estes depósitos permitem uma rápida reposição de hidrogénio, embora mais detalhes sobre o funcionamento só serão revelados durante a apresentação.