Toyota inicia as vendas da gama de comerciais elétricos em Portugal

30/09/2022

A Toyota marcou o arranque das vendas em Portugal dos seus veículos comerciais elétricos. Assim, os modelos Proace City e Proace ganham as respetivas versões EV, tanto na opção de carga como na de passageiros.

A representatividade da marca neste segmento de mercado é grande, por isso a parceria estabelecida com a Stellantis tem-se revelado muito proveitosa, até nas opções elétricas que a marca lança agora no mercado.
Na verdade, a marca japonesa não lançou dois, mas quatro “novos” modelos, pois cada um deles está disponível em versão curta ou longa. A motorização é a mesma para todos, um motor elétrico de 136 CV que passa a potência às rodas da frente.


Os dois modelos estão disponíveis em versões de carga Van ou de passageiros, estes últimos respondem pela designação Verso, mas sempre com portas laterais traseiras deslizantes, para facilitar o acesso em estacionamentos mais apertados. O Proace City partilha a plataforma com o Citroën Berlingo/Peugeot Rifter/Opel Combo. O Proace partilha a plataforma com o Citroën Spacetourer/Peugeot Traveller/Opel Vivaro. E também partilham todo o sistema motriz elétrico, nestas versões.

O Proace City Verso EV é o mais pequeno, estando disponível com carroçaria curta de cinco lugares e longa de sete lugares, e nas respetivas versões comerciais. Tem uma bateria de 50 kWh que lhe dá uma autonomia de 279 km, atingindo os 135 km/h.
O Proace Verso Electric conta com carroçaria curta ou longa (4,96 m ou 5,31 m) com um máximo de nove lugares individuais. Está disponível com duas baterias, uma de 50 kWh com 221 km de autonomia e uma de 75 kWh e 318 km de autonomia.


Para gerir a bateria, existem três modos de condução que disponibilizam três níveis de potência e binário: Eco (82 cv e 190 Nm), Normal (109 cv e 210 Nm) e Power (136 cv e 260 Nm).
O carregador AC a bordo é de 11 kW e a bateria também pode ser carregada a DC até 100 kW, neste caso demorando apenas 32 minutos, no caso da bateria de 50 kWh. São fornecidos os dois cabos de carregamento. A bateria tem 8 anos de garantia ou 160 000 km
Os preços arrancam nos 43 900€ do Proace City Verso EV curto e nos 57 700€ do Proace Verso EV, também na versão curta e com bateria de 50 kWh.