Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota vai lançar SUV elétrico desenvolvido pela Suzuki

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Suzuki vai produzir um SUV 100% elétrico para a Toyota. O modelo destina-se ao mercado global, foi hoje anunciado.

 

O novo SUV elétrico será fabricado na Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir da primavera de 2025. Não se conhece ainda nem o nome nem as caraterísticas do veículo.

O que se sabe é que o novo modelo foi concebido exclusivamente como um BEV. Em nota à imprensa, a Toyota afirma tratar-se de “um SUV ágil com as caraterísticas de condução de um BEV, apresenta uma ampla autonomia de cruzeiro e um habitáculo confortável. Está também disponível com um sistema de tração às quatro rodas, que oferece uma condução excecional em estradas irregulares e um desempenho de condução mais potente”.

Este acordo para o desenvolvimento de um SUV elétrico pela Suzuki para a Toyota marca um aprofundamento da colaboração entre as duas empresas, que têm a curiosidade de serem da mesma zona do Japão, Enshu, e de ambas terem largado a produção de teares para se lançarem no mundo automóvel.

O novo SUV elétrico será lançado em todo o mundo, proporcionando mais uma escolha 100% elétrica no mercado dos SUV, que está a apresentar um crescimento notável a nível global.

A unidade BEV e a plataforma adotada para este modelo foram desenvolvidas em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu Motor Corporation, utilizando os pontos fortes de cada empresa.

A Suzuki irá fornecer o nosso primeiro BEV à Toyota a nível mundial. Estou grato pelo facto de a colaboração entre as duas empresas se ter aprofundado desta forma. Embora continuemos a ser concorrentes, vamos aprofundar as nossas colaborações para resolver questões sociais, incluindo a realização de uma sociedade neutra em termos de carbono através de uma abordagem multi-caminhos”, afirma Toshihiro Suzuki, Presidente da Suzuki Motor Corporation

Por seu lado, Koji Sato, Presidente da Toyota Motor Corporation, salienta que ao aproveitar a unidade e a plataforma BEV que desenvolvemos em conjunto, daremos um novo passo na nossa colaboração no campo dos veículos eletrificados”.