Pequeno citadino nipópinico chega a Portugal com uma nova motorização eletrificada com mais 15 cv. A Premier Edition é proposta por 31.300 euros.
Com o currículo não se brinca. Depois de 10 milhões de unidades vendidas, em todo o mundo, número de peso alcançado o ano passado, o Toyota Yaris entra em 2024 com uma nova motorização híbrida com mais 15 cv e uma imagem retocada. Não muito. Perante um caso evidente de sucesso de vendas global, como é o caso deste pequeno citadino, mais vale não dar muitas largas à criatidade. Apenas pequenas atualizações estéticas, caso do sombreado azul à volta do logo e que distinguia as versões híbridas, detalhe algo redundante nos dias que correm. nNada que interfira com as suas linhas tradicionais e cheias de “charme” – origem do nome Yaris em grego.
Durante a fase de lançamento, a nova gama Yaris beneficia de uma versão Premiere Edition, que será o topo de gama que marca logo a diferença pela cor exterior em dois tons Azul Neptuno com tejadilho panorâmico e pilares na cor preta. O azul, de resto, é uma constante: nas costuras contrastantes dos bancos e nas linhas do tablier e painéis das portas. Esta edição especial conta ainda com novas jantes em liga leve maquinadas de 17 polegadas
Nova motorização híbrida
Mas para compreender este produto dado a conhecer em Barcelona, importa antes olhar para o seu conteúdo. E aí temos novidades mais expressivas. A começar, desde logo, pela adoção do Hybrid 130, uma variante equipada com tecnologia híbrida de quinta geração e que se junta à já presente na gama, a Hybrid 116. Ou seja, mais 15 cv – 14 cv, para sermos mais exatos – e a promessa de uma aceleração mais competente e um maior dinamismo.
O pequeno Yaris passa agora a contar com dois níveis de potência (eletrificada) extraídas do mesmo motor 1,5 litros. Além do já referido aumento de potência, este “up grade” da tecnologia híbrida incorpora sistemas mais avançados de segurança ativa e assistência ao condutor. Exemplos? O Toyota Safety Sense, que inclui um conjunto de apoios de relevo ao condutor: pré-colisão, controlo de velocidade, reconhecimento de sinais de trânsito, condução inteligente, travagem de emergência e atualizações em sistemas como a assistência de segurança em saídas de estacionamento, entre muitas outros.
A motorização com 116 cv/85 kW está disponível em três níveis de equipamento. Uma nova motorização com um novo motor-gerador elétrico maior e mais potente, e atualizações de software da unidade de controlo de potência (PCU) aumentaram a potência combinada total do sistema eletrificado em 12%. Deste modo, as duas versões de topo, dispõem agora de uma motorização de 130 cv /96 kW. O binário máximo aumenta, por isso, em 30% em toda a faixa de rotações, de 141 Nm para 185 Nm.
A otimização da tecnologia híbrida permite a esta versão mais potente uma aceleração mais rápida. A aceleração 0-100 km/h cumpre-se em menos meio segundo (9,2 segundos). Algo que poderá parecer pouco ou nada, admitamos. Mas a verdade é que, em estrada, em manobras que obrigaram a um pouco mais de empenho, o novo Yaris mostrou uma energia surpreendente. E sempre com uma quase total ausência de ruídos parasitas. Facto a que não será alheio, por exemplo, o aumento da grossura do para-brisas e vidros laterias. Além disso, foram introduzidos vários materiais insonorizantes na zona do motor e locais específicos do habitáculo. O conjunto de ações (NVH – Noise, Vibration, Harshness) reduz de forma significativa os irritantes barulhos no habitáculo.
Interior “digital”
Esforço que se nota a bordo do novo Yaris é o de proporcionar uma melhor “experiência digital”. Algo visível logo com o novo painel de instrumentos digital colocado atrás do volante, Toyota Smart Connect e nova chave digital com recurso à aplicação MyT. Jás as versões Luxury e Premier Edition incluem um novo painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas e um sistema multimédia MM21 na consola central de 10,5 polegadas, que é mais rápido e com funcionalidades extra. As restantes versões mantêm o ecrã digital de 7 polegadas e sistema multimédia com ecrã de 9’.
O sistema conta com um avançado sistema de reconhecimento de voz e o agente de voz “Hey Toyota” que responde a interações mais naturais. Por exemplo, basta dizer “Hey, Toyota, estou com frio” e o sistema aumentará automaticamente a temperatura do AC.
A conectividade está assegurada para smartphone através do Apple CarPlay e Android Auto. E, tal como com os sistemas Toyota Safety Sense, as atualizações do sistema multimédia podem ser atualizadas “over the air”, sem necessidade de deslocação a um concessionário Toyota.
O novo Toyota Hybrida Hybrid 130, já disponível no mercado nacional, apenas na versão Premier Edition (31.300 euros) junta-se a outras duas que se mantém em funções. Todas(também) com o motor 1,5 litros como base. As outras duas são a variante exclusivamente a gasolina com preços entre os 22.870 euros (Comfort) e os 24.730 euros (Exclusive); e a versão Hybrid 115, proposta por preços que começam nos 24.740 euros (Comfort) e vão até aos 29.160 euros (Luxury).