Publicidade Continue a leitura a seguir

Toyota Yaris GR: E o “brinquedo” ficou ainda mais divertido

Publicidade Continue a leitura a seguir

Após quatro anos de sucesso – o Yaris GR excedeu as expetativas, conquistando mais de 20 mil clientes na Europa -, chegou a hora de renovar o mais sério dos brinquedos da Toyota.

 

Texto: Paulo Tavares

Sim, “brinquedos”. É dessa forma que a Toyota se refere ao Yaris GR, ao Supra ou ao GR86. Por isso, antes de conferirmos os detalhes deste “novo” GR, façamos uma pausa para assinalar o facto de que a marca que é líder global, com mais de 10 milhões de automóveis produzidos em 2023, dedique parte da sua energia ao puro prazer da condução.

A Toyota Gazoo Racing é, em simultâneo, a divisão de competição da marca japonesa e a sub-marca para os tais brinquedos. Daí a sigla GR, que associada ao Yaris invoca, para lá de um passado de algum respeito nos Ralis, uma história recente de domínio, com três títulos mundiais de construtores nos últimos três anos e cinco títulos consecutivos no mundial de pilotos.

O Yaris GR – no fundo a versão de homologação que serve de base aos Yaris GR Rally1 e Rally2 – chegou ao mercado em 2020, vendeu 256 unidades em Portugal e conquistou um perfil de cliente único na Europa. Ao contrário dos concorrentes diretos, quase metade (48%) dos proprietários do GR usam-no como… brinquedo. Ou seja, como segundo carro.

Podemos olhar para o copo meio vazio, e chegar à conclusão de que o Yaris GR é um produto tão focado na eficácia que não serve para muito mais do que para curtos momentos de diversão em estrada ou em pista; ou podemos olhar para o copo meio cheio e afirmar que aquele dado estatístico é a prova de que o Yaris GR é mesmo muito bom naquilo que se propõe fazer.

Seja como for, a Toyota decidiu escutar com atenção as críticas de clientes e imprensa, e corrigir algumas das falhas do GR – banco do condutor demasiado alto, espelho retrovisor muito baixo, som do escape demasiado discreto, ecrã do sistema multimédia muito alto e o sistema eletrónico de segurança, o Toyota Safety Sense, demasiado intrusivo.

Mas há muito mais alterações ou evoluções, sobretudo fruto da paixão japonesa pela perfeição. Apenas como exemplo, as grelhas nos pára-choques dianteiro e traseiro passaram a ser de metal porque em condições de utilização mais intensa, derretiam. Pelo mesmo motivo, a terceira luz de travagem passou do pára-choques traseiro, onde estava demasiado perto do escape, para a barra translúcida que une os dois farolins traseiros.

Outro exemplo de que o Yaris GR nasceu para ser usado e abusado. O pára-choques dianteiro deixou de ser uma peça única, porque se tornava demasiado caro de substituir em caso de pequenos toques. Agora é possível substituir uma de três partes diferentes, o que encoraja a aproveitar toda a largura da estrada e mesmo aquelas bermas mais baixas.

Nesta nova iteração do Yaris GR a Toyota retira mais 20cv do pequeno três cilindros turbo, num total de 280cv, acompanhados por mais uns quantos Nm de binário, 390Nm em vez de 360. Passa a ser possível ter uma transmissão automática, a Gazoo Racing Direct Automatic Transmission, que garante passagens de caixa bastante mais rápidas do que a caixa manual. Depois, toda a suspensão foi revista, com novas molas e amortecedores, e reforço dos pontos de ancoragem dos amortecedores dianteiros (consta que esta alteração surgiu depois de um dos pilotos da equipa oficial ter tido uma sessão mais intensa em pista, que terminou com umas novas bossas no capot).

Há ainda uma nova afinação da direção, a rigidez torcional do chassis foi aumentada e o controlo do sistema GR-Four tem novos parâmetros – “Normal”, com uma distribuição 60:40 (60% de potência e binário para o eixo dianteiro e 40% para as rodas traseiras); “Gravel”, com uma relação de 53:47 e, naquela que é a principal novidade, no modo “Track” o sistema passou a fazer uma gestão automática da distribuição da potência, que pode variar entre os 60:40 e os 30:70.

Num breve contacto com o novo Yaris GR, no Kartodromo Internacional do Algarve, a pista meio alagada não permitiu grandes aventuras, mas chegou para confirmar que o interior mudou para melhor. O banco do condutor está 25mm mais baixo, há um novo ecrã de 12,3’’ atrás do volante, com informação bem organizada e de fácil leitura e, de uma forma geral, todos os comandos estão agora mais bem posicionados e mais acessíveis.

O novo Yaris GR está à venda em duas versões Legend, com transmissão Manual por 58.000€ e com a nova transmissão automática, que aumenta o preço para os 65.000€. A Toyota lançou ainda duas edições especiais, a SE Rovanperä e a SE Ogier, por 79.900€, com uma série de pormenores de decoração e componentes específicos, que não vale a pena detalhar porque… todas as unidades já foram vendidas.