Twingo: Versões memoráveis do citadino Renault que voltou a estar na moda

20/01/2023

Letra viral que Shakira dedicou a Piqué funcionou como um ‘empurrão’ aos níveis de popularidade do pequeno Twingo. Homenagem ao citadino da Renault.

Em comercialização há 30 anos, o Renault Twingo nunca deixou de estar atual, mas voltou a ser um dos citadinos mais badalados da atualidade, à boleia da polémica que envolve Skakira e o seu antigo companheiro, o ex-futebolista Gerard Piqué.

A artista colombiana dedicou ao espanhol o seu êxito mais recente, uma música repleta de recados parecidos com aquele em que diz que Piqué trocou um Ferrari por um Twingo…

Ora, reagiu a comunidade internauta, a Renault e Piqué… que fez a vontade à cantora e passou a apresentar-se ao volante do citadino da Renault em alguns eventos mediáticos.

Curiosamente, própria Shakira foi embaixadora da Renault na Colômbia para o lançamento do Twingo no salão automóvel de Bogotá, em 1995, e foi o carro que conduziu durante 5 anos nas suas deslocações entre Barranquilla e Bogotá.

Tudo a ‘empurrar’ para cima a popularidade do Twingo, que aqui revisitamos em cinco versões imperdíveis.

Renault Twingo Kenzo

O Renault Twingo Kenzo é uma das versões especiais lançadas na primeira geração do pequeno francês, no ano de 1995, coincidindo com a segunda atualização do modelo e caracterizando-se principalmente pelo teto panorâmico em lona retrátil, e já com ar condicionado entre o equipamento de série.

Twingo RS Red Bull Racing RB7

O mais pequeno modelo da casa gaulesa não perdeu a festa dos títulos de F1 de 2011 e veio “vestido” com um motor 1.6 de 133 cv e 160 Nm. Disponível com o chassis Cup, tinha também ele a decoração a preto e amarelo e com logos específicos nas portas dianteiras.

Renault Twingo R.S. Gordini

Versão que não passava desapercebida com a sua cor azul e as lendárias brancas na carroçaria, o Twingo especial com a assinatura «Gordini Series» montava jantes de 17 polegadas, bancos em couro preto e azul com assinatura Gordini e o chassis CUP. O motor de 1,6 litros a gasolina de 133 cv tinha sonorização foi trabalhada para assegurar o ruído de desportivo.

Renault Twin-Run Concept

Em 2013, este protótipo surgiu como homenagem aos históricos R5 Turbo e Clio V6, mas era um Twingo, embora com brutal motor V6 de 3.5 litros e 320 CV de potência, instalado em posição central traseira. Pesava 950 kg e cumpria 0 a 100 km/h em 4,5 segundos!

Renault Twingo E-Tech

Apesar de vender-se numa versão a gasolina, o Twingo 100% elétrico é o destaque da geração atual, com motor de 60 kW (82 CV) associado a uma bateria com 21 kWh de capacidade, para anunciar autonomia de até 190 km, sendo que, em utilização urbana, pode chegar aos 270 km com uma carga.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.