Um Audi Quattro Turbo abandonado há quase 30 anos. Quanto vale?

16/06/2022

Este Audi Quattro de 1982 esteve quase três décadas abandonado numa garagem e rendeu mais de 20.000 euros em leilão.

O Audi Quattro Turbo que vê nas imagens foi estacionado numa pequena garagem numa aldeia da Escócia em 1994… e ali ficou até hoje. Quase três décadas depois volta a ver a luz do dia. É a isto que os britânicos chamam de “barn find”, o Santo Graal dos amantes de automóveis clássicos. O proprietário do modelo da marca dos quatro anéis faleceu em 2021, e foi o seu irmão que permitiu ao apresentador Jonny Smith gravar o vídeo da descoberta, dando visibilidade ao carro antes de seguir para leilão.

Como exemplar da primeira geração, este Audi Quattro é um clássico moderno altamente colecionável. Mesmo não estando pronto para andar na estrada, é uma excelente oportunidade para restaurar um modelo icónico. Quando foi apresentado pela primeira vez, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 1980, ninguém adivinhava o quão revolucionário seria, com o seu incomum motor turbo de cinco cilindros e um avançado sistema de tração nas quatro rodas, que provou ser altamente eficaz em todas as condições – desde a condução regular na estrada aos troços mais técnicos na neve, gelo, lama e cascalho. Uma lenda!

O exemplar acumula cerca de 150.000 quilómetros no odómetro. Além do pó e de alguma ferrugem, a mecânica de 2,2 litros também necessita de intervenção, o que não impediu às várias licitações (mais de 60) no leilão promovido pela Car&Classic.

Foi vendido por 23.647 euros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.