O relatório de novembro da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revela que um quarto dos automóveis novos matriculados em Portugal é totalmente elétrico.
Em novembro, foram matriculados 16.400 ligeiros de passageiros em Portugal, dos quais 4.063 foram veículos elétricos (BEV), o que representa 24,8% do total.
O número de BEV matriculados só foi ultrapassado pelos ligeiros de passageiros a gasolina, com 4.372 unidades e 26,7% do mercado. Os híbridos com motor a gasolina (HEV) foram a escolha de 2.594 (15,8%) compradores, enquanto foram matriculados 2.524 híbridos plug-in (PHEV) a gasolina (15,4%).
Apesar de se terem vendido mais automóveis a gasóleo este mês, representam apenas 8,1% dos ligeiros de passageiros matriculados.O mercado estagnou em novembro, muito por culpa dos veículos pesados, que tiveram um decréscimo das vendas de 60,7% relativamente ao mesmo mês do ano passado.
Mas o mercado de ligeiros de passageiros deu mostras de alguma vitalidade, tendo o aumento de matrículas correspondido a 4%. No acumulado do ano, o mercado automóvel em Portugal cresceu 4,6%.
A Peugeot é a marca que lidera as vendas globalmente, com 1.575 unidades vendidas e uma variação positiva de 58,5%, com o Peugeot 2008 a ser o automóvel mais vendido em Portugal.
Entre todo o tipo de motorizações, depois da Peugeot surge Dacia, que vendeu 1.351 automóveis, completando-se o pódio com a Mercedes-Benz, com 1.322 unidades vendidas. O top 5 é ainda composto pela Renault, com 1.281 unidades, e pela Volkswagen, com 1.136 ligeiros de passageiros vendidos.
A ACAP revela que a Tesla voltou ao primeiro lugar dos ligeiros de passageiros 100% elétricos vendidos em Portugal, com 801 unidades matriculadas, mantendo-se a BMW em segundo lugar, com 403 unidades. A Volvo sobre para o terceiro lugar do pódio, com 306 unidades, muito à custa do sucesso do EX30.
O top 5 das marcas que mais venderam automóveis elétricos em novembro completa-se com a Mercedes-Benz com 295 unidades, seguida pela BYD com 294 automóveis vendidos.