Um polícia, um radar: Multar nunca foi tão fácil

25/11/2022

O avanço da tecnologia tem permitido diversificar as fórmulas de combate ao excesso de velocidade nas estradas com ‘armas’ cada vez mais versáteis e eficazes. A mais recente é este radar tão pequeno e leve que cabe no bolso de uma farda de qualquer agente.

A ideia é que qualquer agente de trânsito, a qualquer momento e, independentemente, do local, possa realizar um controlo de velocidade, complicando muito a vida aos aceleras que só costumam abrandar antes dos radares fixos que têm a sua posição anunciada ou dos dispositivos móveis sinalizados em aplicações e outras plataformas do género. Como? Apetrechando o maior número de polícias com equipamentos como o Truspeed, uma câmara com radar de bolso que capta a velocidade, mas também o uso do cinto de segurança e do telemóvel na condução.

Tem o tamanho de uma pequena carteira e pesa apenas 410 gramas, o que faz com seja muito fácil de transportar, podendo operar-se com uma mão.

As autoridades acreditam que é a ‘arma’ ideal para combater o excesso de velocidade nas localidades, já que é nas zonas de baixa velocidade que se revela mais eficiente, mas o fabricante diz que este radar de bolso, com um alcance de 640 metros, consegue captar imagens de viaturas a circular até 300 km/h, com margem de erro de 1 km/h.

A função zoom (capaz de aumentar uma imagem sete vezes), permite observar se um condutor segue ao volante com o cinto de segurança corretamente colocado ou a manusear o telemóvel.

Os radares Truspeed já equipam as polícias francesas e há mais países na Europa interessados em colocar o dispositivo nas estradas.