Vai a leilão o primeiro protótipo do Ferrari 365 GTB/4 Daytona

16/05/2023

O Ferrari 365 GTB/4 foi lançado em 1968 e esteve em produção até 1973, com um total de 1.284 exemplares produzidos. Ficou conhecido por Ferrari Daytona, apesar da Ferrari nunca ter reconhecido este nome, pelos três primeiros lugares conquistados pela Scuderia nas 24h de Daytona de 1967.

Está equipado com o famoso motor Colombo V12 aqui com 4,4L de cilindrada e designado de Tipo 251, tendo presente duas árvores de cames em cada cabeça, quatro válvulas por cilindro, seis carburadores duplos Weber 40 DCN/20, para desenvolver 352cv às 7.500rpm e 431Nm de binário às 5.500rpm. O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, montada numa aposição transaxle.

O design do Ferrari 365 GTB/4 esteve a cargo de Leonardo Fioravanti nos estúdios da Pininfarina. Todas as carroçarias, à excepção do primeiro protótipo, foram produzidas na Scaglietti. Presente neste artigo está esse primeiro protótipo, construído na Pininfarina em 1967, sendo ainda um modelo intermédio entre o antigo 275 GTB/4 e o futuro 365 GTB/4, construído sob um chassis Tipo 596 do 275 GBT/4.

Não é só a carroçaria que é especial, uma vez que o motor é também ele um protótipo do Colombo V12 com três válvulas por cilindros, uma configuração que não passou para o modelo de produção e com a designação Tipo 243. Construído a partir do bloco que equipa o 330 GT, este foi alargado para os 4.4L de cilindrada aproximando-se das especificações do 330 P4 de competição.

Após ter sido intensamente testado pela Ferrari, este protótipo foi vendido e registado a 8 de Maio de 1968, passando por diversos proprietários desde então, até chegar ao actual proprietário na Holanda em 2003, num estado algo degradado. Foi submetido a um extensivo restauro e certificado pela Ferrari Classiche, estando em exposição no Museo Ferrari entre 2015 e 2016.

Irá a leilão entre os próximos dias 22 e 26 de Maio, através de um evento fechado organizado pela RM Sotheby’s em Düsseldorf, na Alemanha, não se sabendo o seu valor estimado de venda, mas certamente será elevado, dada a história deste modelo com o chassis número 10287.