Está equipado com o famoso motor Colombo V12 aqui com 4,4L de cilindrada e designado de Tipo 251, tendo presente duas árvores de cames em cada cabeça, quatro válvulas por cilindro, seis carburadores duplos Weber 40 DCN/20, para desenvolver 352cv às 7.500rpm e 431Nm de binário às 5.500rpm. O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, montada numa aposição transaxle.
O design do Ferrari 365 GTB/4 esteve a cargo de Leonardo Fioravanti nos estúdios da Pininfarina. Todas as carroçarias, à excepção do primeiro protótipo, foram produzidas na Scaglietti. Presente neste artigo está esse primeiro protótipo, construído na Pininfarina em 1967, sendo ainda um modelo intermédio entre o antigo 275 GTB/4 e o futuro 365 GTB/4, construído sob um chassis Tipo 596 do 275 GBT/4.
Não é só a carroçaria que é especial, uma vez que o motor é também ele um protótipo do Colombo V12 com três válvulas por cilindros, uma configuração que não passou para o modelo de produção e com a designação Tipo 243. Construído a partir do bloco que equipa o 330 GT, este foi alargado para os 4.4L de cilindrada aproximando-se das especificações do 330 P4 de competição.
Após ter sido intensamente testado pela Ferrari, este protótipo foi vendido e registado a 8 de Maio de 1968, passando por diversos proprietários desde então, até chegar ao actual proprietário na Holanda em 2003, num estado algo degradado. Foi submetido a um extensivo restauro e certificado pela Ferrari Classiche, estando em exposição no Museo Ferrari entre 2015 e 2016.
Irá a leilão entre os próximos dias 22 e 26 de Maio, através de um evento fechado organizado pela RM Sotheby’s em Düsseldorf, na Alemanha, não se sabendo o seu valor estimado de venda, mas certamente será elevado, dada a história deste modelo com o chassis número 10287.