O Ford Escort por si só é um automóvel icónico, que marcou uma época, principalmente as suas primeiras duas gerações, tanto nas estradas com as várias versões desportivas, como nas competições de todo o mundo, seja em ralis ou em pista.
Em 1974 foi lançada a segunda geração, que se manteve em produção até 1980 e que seria a última com tracção traseira. Tal como na primeira geração, esta também conheceu um enorme sucesso nos ralis com o Escort RS1800 e as icónicas cores da Rothmans.
Os Escort RS1800, produzidos para os ralis, viam o seu motor Cosworth BDE substituído pelo BDG, com 2,0L de cilindrada e uma potência de 250cv. A caixa de velocidades era produzida pela ZF, e tinha cinco relações curtas. A suspensão traseira era alterada para um sistema de braços multilink.
Colin McRae dispensa apresentações. Em 2005, desenvolveu um Ford Escort MkII para ralis ao seu gosto, com o objectivo de ser o melhor Escort no Mundo, sendo também o seu último automóvel de rali antes de falecer.
O projecto teve início em 2002, juntamente com Dave Plant da DJM Motorsport e, em 2003, o Escort foi para a Proflex para ser alterada a suspensão traseira, de eixo rígido para suspensão independente.
Mantendo-se na família McRae desde então, este Escort MkII irá a leilão no próximo dia 26 de Agosto, através de um evento levado a cabo pela Silverstone Auctions, aquando do Silverstone Festival. O seu valor estimado de venda cifra-se entre os 144 e os 173 mil euros.