Os veículos autónomos vão ser testados em Portugal ao abrigo de um projeto ibérico que visa o desenvolvimento desta tecnologia, previsto para se iniciar em 2019, tendo já sido assinado um acordo com Espanha para o estabelecimento de um ‘corredor’ de ensaios entre as duas nações.

Esta parceria entre Portugal e Espanha no âmbito da condução autónoma surge ao abrigo de uma plataforma europeia denominada C-Roads, que pretende harmonizar os sistemas tecnológicos entre todos os estados-membros da União Europeia, permitindo que os países e concessionárias de vias possam implementar serviços operacionais de alta tecnologia sem falhas e sem discrepâncias.

O acordo para a cooperação luso-espanhola foi assinado na semana passada, em Bruxelas, com Guilherme d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas, a enaltecer em declarações à Lusa que o projeto C-Roads assume um carácter “pioneiro na Europa”, com os dois países da Península Ibérica a serem os primeiros a avanças, já em 2019.

De acordo com o responsável, “o primeiro teste transfronteiriço” será feito “entre dois corredores: Porto e Vigo e Évora e Mérida. O projeto tem uma duração estimada de quatro anos, com um investimento total de 8.3 milhões de euros, do qual 50% provém do financiamento europeu desta plataforma.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.