Para a viabilização do projeto, autarquia de Vila Velha de Ródão assinou um contrato promessa de compra e venda de um terreno à DH2 Portugal.
Vila Velha de Ródão está prestes a receber uma unidade industrial de produção de hidrogénio verde, que deverá criar 60 empregos diretos, como parte de um investimento estimado em 161 milhões de euros, anunciado pela autarquia local.
Num comunicado, a autarquia informou que recentemente assinou um contrato promessa de compra e venda de um terreno na zona industrial de Ródão com a empresa DH2 Portugal, Unipessoal, Lda., para a instalação da unidade industrial de produção de hidrogénio verde.
“Este projeto representa um investimento total estimado de 161 milhões de euros e prevê a criação de 60 empregos diretos e 200 indiretos, sendo que 80% desses empregos são destinados aos moradores locais”, acrescentou o comunicado.
O terreno, com aproximadamente 56 mil metros quadrados, é de propriedade da autarquia, e o contrato promessa prevê a sua transação por 100 mil euros.
De acordo com a autarquia, a empresa planeia instalar “uma central de produção de hidrogénio verde, utilizando a tecnologia de eletrólise da água, na zona de atividades económicas de Vila Velha de Ródão” e criar “dois parques solares fotovoltaicos para gerar a energia elétrica necessária para o funcionamento da central, a serem instalados em Vale Pousadas e na Urgueira”.
O presidente da autarquia de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, considerou de interesse do município apoiar o projeto, “devido aos benefícios que esta empresa trará para o concelho, incluindo o crescimento económico, a criação de empregos e o surgimento de novas soluções tecnológicas com sinergias significativas com o setor empresarial local e nacional”.
A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Vila Velha de Ródão já tinham aprovado a emissão de uma declaração de interesse municipal para a instalação desta unidade industrial, “uma medida que se concentrou apenas na instalação da central de produção de hidrogénio verde na zona de atividades económicas de Vila Velha de Ródão, sem compromisso em relação à viabilidade dos parques solares mencionados na proposta apresentada pela empresa”, diz o comunicado.