Nos últimos tempos, o Google Maps pode ter perdido terreno para novas aplicações de navegação que oferecem cada vez mais e melhores funcionalidades para tornarem mais fácil chegar do ponto A ao ponto B no mínimo de tempo possível, mas a famosa ferramenta Google continua a modernizar-se para fazer a diferença. No final do ano, chega mais um ‘upgrade’, a função Vista Imersiva, que vai permitir “sobrevoar” cidades animadas em 3D.
O Google Maps já oferece a Bird View que, em conjunto com edifícios em 3D, permitia ver algumas cidades como se estivéssemos num jogo de computador, mas a app prepara-se para elevar a fasquia da realidade com este novo modo de visualização com recurso a ‘machine learning’.
Los Angeles, Londres, Nova Iorque, São Francisco e Tóquio serão as primeiras cidades a ter a Vista Imersiva, que tem o objetivo de permitir aos utilizadores a experiência de visitar uma cidade, um bairro ou uma rua, sem lá estar fisicamente.
De acordo com a empresa, a função vai permitir descer ao nível da rua, espreitar para o interior de lojas, museus e restaurantes e até realizar visitas virtuais ao interior de vários edifícios.
Tudo isto é possível com recurso a Inteligência Artificial (IA) que gera um modelo 3D da cidade (como se fosse um videojogo) e adiciona texturas que obtém misturando milhões de imagens do StreetView com fotografias de satélite.
Para os condutores que usam o Google Maps, este novo recurso pode ajudar a obter referências visuais ainda mais precisas durante a navegação, como forma de se manterem orientados ao destino e obterem uma correlação rápida entre o trajeto nos ecrãs dos seus carros e o que estão a ver à sua frente, pelo para-brisas.
A Google diz que a Vista Imersiva vai funcionar, tanto na versão Web do Google Maps, como nas apps para smartphones Android e iOS.
Veja no link abaixo a pequena demonstração apresentada: