A construção continua a ser assente na plataforma MQB (A0), garantindo ainda excelentes quotas de habitabilidade. No exterior a frente tem uma nova assinatura luminosa, para-choques novos na frente, redesenhados também atrás e o novo logo com a designação do modelo imediatamente por baixo. É no nível de equipamento de série no exterior, mas sobretudo no interior que há mudanças. O novo Polo está equipado com faróis e luzes traseiras em LED e Digital Cockpit ambos de série, o tamanho do ecrã começa nas 8,2” nas versões de entrada e vai aumentando até às 10,25” no nível de equipamento mais completo. Também a interação com o sistema de ar condicionado e infoentretenimento começa com botões físicos no nível de equipamento mais baixo, tornando-se totalmente digital no topo das versões. Os sistemas Android Auto e Apple Car Play estão contemplados em todas as versões. A personalização é possível através das cores da carroçaria e cinco opções novas de jantes. No interior salta à vista o novo volante multifunções, o tablier mais minimalista e a consola central otimizada.
A digitalização passa a ser uma componente muito importante e o Polo pode receber funções adicionais “on demand” que antes estavam disponíveis apenas nas gamas superiores como por exemplo a assistência ao condutor opcional IQ.DRIVE Travel Assist que permite uma condução autónoma de nível 2. Desta forma o Volkswagen Polo pode assumir o controlo da direção, travagem e aceleração automaticamente, a partir dos 0 km/h desde que estaja equipado com a caixa DSG automática, ou, com a caixa manual, a partir de 30 km/h. A segurança não foi esquecida e os sistemas Adaptive Cruise Control e Lane Assist vêm instalados de série.
A geração atualizada do Polo é proposta com um total de cinco motorizações. A oferta é repartida entre motores a gasolina de três cilindros, com três níveis de potência: 1.0 MPI com 80 cv e dois blocos TSI sobrealimentados de 1.0 litros com 95 cv e 110 cv. Todos os modelos são equipados com o sistema Start-Stop e modo de travagem regenerativa. A partir da potência de 95 cv é possível a combinação com a transmissão automática DSG de dupla embraiagem. O motor a gasolina de topo também será introduzido até ao final do ano: um 2.0 TSI com 207 cv, destinado a equipar o Polo GTI. O motor de gás natural é o 1.0 TGI com 90 cv.
Existem quatro níveis de equipamento: Polo, Life, Style, R-Line. Até ao final do ano a oferta contemplará o Polo GTI. O preço da versão base é de 18.640 euros para o Polo 1.0 com 80 cv.
Com 46 anos de vida o Volkswagen Polo que começou por ser uma adaptação do Audi 50, rapidamente conquistou o seu lugar estabelecendo-se como uma referência no segmento sendo reconhecido como uma aposta segura. As mais 18 milhões de unidades vendidas falam por si. Apesar do quase meio século de existência continua a ser importante para a marca e relevante para o público.